SOBRE AS PERGUNTAS QUE PODEMOS FAZER AOS ARQUIVOS VISUAIS: por uma história pública, comunicação e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p219

Palavras-chave:

Arquivos e coleções fotográficas, História pública, comunicação, ensino

Resumo

Experiências anteriores com arquivos e coleções fotográficas datadas de meados do século XX, me levaram a pensar nas imagens que os sujeitos, as instituições e as épocas compartilham em suas falas cotidianas. Elas podem ser acessadas não somente em acervos, também na internet, em exposições, no cinema, na sala de aula e em outros espaços de convivência, vistos de uma plataforma como a História pública. Através das perguntas que lhes fazemos é possível distinguir como elas ficam presentes em nosso cotidiano. É possível reconstituir percursos e perscrutar, no presente, ecos daqueles valores que aparecem visualmente. Com isso, o objetivo deste ensaio é expor fragmentos que fazem parte da cultura visual no Recife. Como plataforma reflexiva, os argumentos identificam e relatam alguns desses fragmentos.

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Biografia do Autor

Fabiana Bruce Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1986), mestre em Antropologia pela UFPE, doutora em História também pela UFPE, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, em Paris – França. Atualmente é professora da Licenciatura e do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Dehist/UFRPE e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades UFRPE/Fundaj.E-mail: fabianabrucesilva@gmail.com.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

SILVA, Fabiana Bruce. SOBRE AS PERGUNTAS QUE PODEMOS FAZER AOS ARQUIVOS VISUAIS: por uma história pública, comunicação e ensino. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 219–240, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p219. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3231. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático