EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Fernanda Santana Alves Leite Universidade Federal do Tocantins
  • Tailana Santana Alves Leite UFT / UEMA
  • Wiara Rosa Rios Alcântara Universidade Federal do Tocantins
  • Jose Lauro Martins UFT https://orcid.org/0000-0001-7817-8165

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a38pt

Palavras-chave:

Idoso; Ensino Superior; Extensão; Processo Educacional; Envelhecimento.

Resumo

O presente estudo objetivou compreender o contexto educacional contemporâneo em meio ao processo de envelhecimento. Utilizando-se de uma pesquisa com base na revisão de literatura, coletando dados em publicações com uso de descritores nas seguintes bases eletrônicas: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e Scholar (Google Acadêmico). A partir dos estudos analisados, notou-se que a participação de idosos no processo educacional se apresenta de maneira tímida, devendo governantes das variadas esferas e instituições de ensino buscar meios capazes de efetivar as políticas públicas já existentes que contemplam este público.

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Biografia do Autor

Fernanda Santana Alves Leite, Universidade Federal do Tocantins

Cirurgiã-dentista pelo Instituto Tocantinense Pesidente Antônio Carlos – ITPAC. Especialista Saúde Indígena pelo Instituto Leal de Educação - ILE. Discente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nível Mestrado: Ensino em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: fernandasantana88@hotmail.com.

Tailana Santana Alves Leite , UFT / UEMA

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Curso em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFMA. Professora na rede pública municipal e docente substituta no curso de Enfermagem Bacharelado pelo CESGRA - UEMA, Câmpus de Grajaú. Mestra em Ensino em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: tailanasantana@hotmail.com.

Wiara Rosa Rios Alcântara, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade de São Paulo-Brasil.

Jose Lauro Martins, UFT

Filósofo e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins-Brasil. E-mail: jlauro@mail.uft.edu.br.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

SANTANA ALVES LEITE, Fernanda; SANTANA ALVES LEITE , Tailana; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios; LAURO MARTINS, Jose. EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E CONTEMPORANEIDADE. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a38pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a38pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10903. Acesso em: 19 dez. 2024.