EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Fernanda Santana Alves Leite Universidade Federal do Tocantins
  • Tailana Santana Alves Leite UFT / UEMA
  • Wiara Rosa Rios Alcântara Universidade Federal do Tocantins
  • Jose Lauro Martins UFT https://orcid.org/0000-0001-7817-8165

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a38pt

Palabras clave:

Idoso; Ensino Superior; Extensão; Processo Educacional; Envelhecimento.

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo comprender el contexto educativo contemporáneo en medio del proceso de envejecimiento. Utilizando una investigación basada en la revisión de la literatura, recolectando datos en publicaciones utilizando descriptores en las siguientes bases de datos electrónicas: LILACS (Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud), SCIELO (Biblioteca Electrónica Científica en Línea) y Scholar (Google Scholar). A partir de los estudios analizados, se observó que la participación de las personas mayores en el proceso educativo se presenta de manera tímida, y los gobiernos de los distintos ámbitos e instituciones educativas deben buscar medios capaces de implementar las políticas públicas existentes que contemplan a este público.

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Biografía del autor/a

Fernanda Santana Alves Leite, Universidade Federal do Tocantins

Cirurgiã-dentista pelo Instituto Tocantinense Pesidente Antônio Carlos – ITPAC. Especialista Saúde Indígena pelo Instituto Leal de Educação - ILE. Discente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nível Mestrado: Ensino em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: fernandasantana88@hotmail.com.

Tailana Santana Alves Leite , UFT / UEMA

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Curso em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFMA. Professora na rede pública municipal e docente substituta no curso de Enfermagem Bacharelado pelo CESGRA - UEMA, Câmpus de Grajaú. Mestra em Ensino em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: tailanasantana@hotmail.com.

Wiara Rosa Rios Alcântara, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade de São Paulo-Brasil.

Jose Lauro Martins, UFT

Filósofo e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins-Brasil. E-mail: jlauro@mail.uft.edu.br.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

SANTANA ALVES LEITE, Fernanda; SANTANA ALVES LEITE , Tailana; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios; LAURO MARTINS, Jose. EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E CONTEMPORANEIDADE. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a38pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a38pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10903. Acesso em: 22 jul. 2024.