A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: educomunicação e a tecnologia mobile em tempos do Covid-19

Autores

  • Sandra Maria de Morais Gomes Universidade Federal de Roraima
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a11pt

Palavras-chave:

Educomunicação, Tecnologia mobile, Universidade Federal de Roraima

Resumo

Esta proposta investigativa busca analisar os processos educomunicacionais mobilizados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) na tentativa de continuidade das atividades durante o período da pandemia do Covid-19. Para isso foram mobilizados teóricos para discutir: o Covid-19; a Amazônia; a educomunicação e a tecnologia mobile.  A partir de uma investigação no portal da UFRR e de dados empíricos coletados com os Cursos de Graduação em Comunicação Social-Jornalismo e, Licenciatura em Artes Visuais percebemos dificuldades técnicas e didáticas. Contudo, a UFRR vem mobilizando diferentes estratégias como o documento #Aprendizagem Nunca Para a fim de pesquisar e viabilizar estratégias educomunicacionais que façam uso da Educação à distância e da tecnologia mobile.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria de Morais Gomes, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia (Universidade Federal de Roraima - UFRR). Professora efetiva do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Roraima. sandra.gomes@ufrr.br.

 

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América (Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez – UNESR, Venezuela). Professora efetiva do Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia e do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. leila.baptalin@ufrr.br.

 

Referências

ARAGÓN, Luis Eduardo. (2018). A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Universidade Federal do Pará (UFPA). Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5676/4254 MARTÍN->. Acessado em: 20 mar. 2020.

CITELLI, Adilson. (2015). Tecnocultura e educomunicação. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 2, p. 63, dezembro. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma>. Acessado em: 12 mar. 2020.

DE MASI, Domenico. (2020). Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos. Folha de São Paulo, São Paulo, 22/03/2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/03/coronavirus-anuncia-revolucao-no-modo-de-vida-que-conhecemos.shtml>. Acessado em: 25 mar. 2020.

FREIRE, Paulo. (2016). Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GOMES, Sandra Maria de Morais (2009). A educação a Distância na formação Superior em Roraima: um estudo de caso sobre a licenciatura em Pedagogia da FARES/RR. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

MARQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchoa. (2016). Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “Educação como cultural”. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau – vol. 11, n. 2, ago./nov. 2016, p.422-443.

MARTÍN BARBERO, Jesus. (2000). Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, (18), 51-61. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61>. Acessado em: 03 jan. 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acessado em: 22 abr. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-345-2020_390992.html. Acessado em: 22 abr. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2020). O que é Coronavírus. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acessado em: 31 mar. 2020.

ONU. (2020). Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/coronavirus-unesco-reune-organizacoes-sociedade-civil-e-setor-privado-em-coalizao-pela-aprendizagem/>. Acessado em: 31 mar. 2020.

ONU. (2020). Organização Mundial da Saúde classifica novo covid-19 como pandemia. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organizacao-mundial-da-saude-classifica-novo-coronavirus-como-pandemia/>. Acessado em: 20 mar. 2020.

UFRR (2020). Painel de Indicadores da UFRR. Disponível em: <https://painel.proeg.ufrr.br/discente/resumo>. Acessado em: 12 fev. 2020.

PROEG/UFRR (2020). - #Aprendizaje Nunca Para. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/>. Acessado em: 22 abr. 2020.

UFRR/GR. Portaria Normativa 001/2020-GR/UFRR. Regulamentar o Regime Acadêmico Especial – RAE para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (COVID-19). Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.

UFRR/GR. Portaria Normativa 004/2020-GR/UFRR. Tornou sem efeito a Portaria Normativa UFRR/GR nº 001, de 16 de março de 2020 e instituía o Regime Acadêmico Especial (RAE) no âmbito da UFRR. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.

UFRR/GR. Portaria Normativa 005/2020-GR/UFRR. Organiza os Planos de Trabalho dos serviços essenciais da UFRR. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.

UFRR/GR. Portaria Normativa 006/2020-GR/UFRR. Dispõe sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da Universidade Federal de Roraima (UFRR) às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19). Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.

UNESCO. (2020). Fechar escolas desestabilizou vida de crianças; como podemos ajudá-las a continuar aprendendo. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-fechar-escolas-desestabilizou-a-vida-de-criancas-em-todo-o-mundo-como-podemos-ajuda-las-a-continuar-aprendendo/>. Acessado em: 22 abr. 2020.

SOUSA SANTOS, Boaventura S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina S. A.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

GOMES, Sandra Maria de Morais; BAPTAGLIN, Leila Adriana. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: educomunicação e a tecnologia mobile em tempos do Covid-19. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a11pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10561. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)