THE FEDERAL UNIVERSITY OF RORAIMA: educommunication in times of Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a11ptKeywords:
Educomunicação, Tecnologia mobile, Universidade Federal de RoraimaAbstract
the educommunicational processes promoted by the Federal University of Roraima (UFRR) in its attempt to continue activities during the Covid-19 pandemic period. To this end, the following topics were raised for discussion: Covid-19; the Amazon; educommunication and mobile technology. Through an investigation at the UFRR portal and empirical data collected with the Undergraduate Courses in Social Communication-Journalism and, Licentiate in Visual Arts, we found technical and didactic difficulties. However, the UFRR has been promoting different strategies such as the document #Learning Never Stops in order to study and enable educommunicational strategies that take advantage of Distance Learning and mobile technology.
Downloads
References
ARAGÓN, Luis Eduardo. (2018). A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Universidade Federal do Pará (UFPA). Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5676/4254 MARTÍN->. Acessado em: 20 mar. 2020.
CITELLI, Adilson. (2015). Tecnocultura e educomunicação. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 2, p. 63, dezembro. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma>. Acessado em: 12 mar. 2020.
DE MASI, Domenico. (2020). Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos. Folha de São Paulo, São Paulo, 22/03/2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/03/coronavirus-anuncia-revolucao-no-modo-de-vida-que-conhecemos.shtml>. Acessado em: 25 mar. 2020.
FREIRE, Paulo. (2016). Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GOMES, Sandra Maria de Morais (2009). A educação a Distância na formação Superior em Roraima: um estudo de caso sobre a licenciatura em Pedagogia da FARES/RR. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchoa. (2016). Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “Educação como cultural”. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau – vol. 11, n. 2, ago./nov. 2016, p.422-443.
MARTÍN BARBERO, Jesus. (2000). Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, (18), 51-61. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61>. Acessado em: 03 jan. 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acessado em: 22 abr. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-345-2020_390992.html. Acessado em: 22 abr. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2020). O que é Coronavírus. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acessado em: 31 mar. 2020.
ONU. (2020). Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/coronavirus-unesco-reune-organizacoes-sociedade-civil-e-setor-privado-em-coalizao-pela-aprendizagem/>. Acessado em: 31 mar. 2020.
ONU. (2020). Organização Mundial da Saúde classifica novo covid-19 como pandemia. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organizacao-mundial-da-saude-classifica-novo-coronavirus-como-pandemia/>. Acessado em: 20 mar. 2020.
UFRR (2020). Painel de Indicadores da UFRR. Disponível em: <https://painel.proeg.ufrr.br/discente/resumo>. Acessado em: 12 fev. 2020.
PROEG/UFRR (2020). - #Aprendizaje Nunca Para. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/>. Acessado em: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 001/2020-GR/UFRR. Regulamentar o Regime Acadêmico Especial – RAE para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (COVID-19). Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 004/2020-GR/UFRR. Tornou sem efeito a Portaria Normativa UFRR/GR nº 001, de 16 de março de 2020 e instituía o Regime Acadêmico Especial (RAE) no âmbito da UFRR. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 005/2020-GR/UFRR. Organiza os Planos de Trabalho dos serviços essenciais da UFRR. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 006/2020-GR/UFRR. Dispõe sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da Universidade Federal de Roraima (UFRR) às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19). Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Acessado em: 22 abr. 2020.
UNESCO. (2020). Fechar escolas desestabilizou vida de crianças; como podemos ajudá-las a continuar aprendendo. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-fechar-escolas-desestabilizou-a-vida-de-criancas-em-todo-o-mundo-como-podemos-ajuda-las-a-continuar-aprendendo/>. Acessado em: 22 abr. 2020.
SOUSA SANTOS, Boaventura S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina S. A.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.