AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834Mots-clés :
Licenciatura, Tecnologia Digital, Autoria, DocênciaRésumé
O objetivo da pesquisa é analisar quais são as dificuldades que os licenciandos da disciplina Tecnodocência ofertada no primeiro semestre de 2019 apresentam em relação à utilização de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). A pesquisa qualitativa de caráter exploratório, investiga cinco grupos interdisciplinares formados por licenciandos de diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados a partir dos roteiros e dos MADEs propriamente ditos. Diante de uma análise interpretativa, constatou-se que os licenciandos, ao utilizarem tecnologia digital, trouxeram o aluno para o centro do processo de ensino, aprendizagem e avaliação; apresentaram dificuldades em relacionar os conteúdos de diferentes áreas de forma interdisciplinar.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Potiguar, Universidade Potiguar, Mossoró - RN, nº 2, 2011.
COSTA, R. S.; FREITAS, H. A Influência da Confiança do Decisor no Risco Percebido e no Comportamento de Compra de Tecnologia da Informação: Proposição de um Modelo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 7, 2010, São Paulo. Anais do 7º CONTECSI, 2010. p. 1-21.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, L. de. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais e docência na formação de licenciandos. In: Fundação Carlos Chagas. Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: FCC, 2017, p. 105-132.
LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.
MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2010.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
PEREIRA, A. R.; LOPES, R. de D. Legal: Ambiente de Autoria para Educação Infantil apoiada em Meios Eletrônicos Interativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16, 2005, São Paulo. Anais do SVI SBIE, 2005. p. 1-8.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VALENTE, J. A. Diferentes Usos do Computador na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993, p.1-23.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.