AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834Keywords:
Licenciatura, Tecnologia Digital, Autoria, DocênciaAbstract
The objective of the research is to analyze what are the difficulties that the graduates of the Technoteaching discipline offered in the first semester of 2019 present in relation to the use of Educational Digital Authorial Materials (MADEs). The qualitative exploratory research investigates five interdisciplinary groups formed by undergraduates from different areas of knowledge. Data were collected from the scripts and the MADEs themselves. Faced with an interpretative analysis, it was found that the graduates, using digital technology, brought the student to the center of the teaching, learning and evaluation process; presented difficulties in relating the contents of different areas in an interdisciplinary way.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Potiguar, Universidade Potiguar, Mossoró - RN, nº 2, 2011.
COSTA, R. S.; FREITAS, H. A Influência da Confiança do Decisor no Risco Percebido e no Comportamento de Compra de Tecnologia da Informação: Proposição de um Modelo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 7, 2010, São Paulo. Anais do 7º CONTECSI, 2010. p. 1-21.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, L. de. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais e docência na formação de licenciandos. In: Fundação Carlos Chagas. Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: FCC, 2017, p. 105-132.
LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.
MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2010.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
PEREIRA, A. R.; LOPES, R. de D. Legal: Ambiente de Autoria para Educação Infantil apoiada em Meios Eletrônicos Interativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16, 2005, São Paulo. Anais do SVI SBIE, 2005. p. 1-8.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VALENTE, J. A. Diferentes Usos do Computador na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993, p.1-23.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.