AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834Palabras clave:
Licenciatura, Tecnologia Digital, Autoria, DocênciaResumen
El objetivo de la investigación es analizar cuáles son las dificultades que los graduandos de la disciplina de Tecnodocencia ofrecieron en el primer semestre de 2019 en relación con el uso de Materiales Autorales Digitales Educativos (MADEs). La investigación cualitativa exploratoria inquiere cinco grupos interdisciplinarios formados por estudiantes universitarios de diferentes áreas del conocimiento. Los datos fueron recolectados de los guiones y de los mismos MADEs. Frente a un análisis interpretativo, se descubrió que los graduandos, utilizando tecnología digital, llevaron al estudiante al centro del proceso de enseñanza, aprendizaje y evaluación; presentaran dificultades para relacionar los contenidos de diferentes áreas de manera interdisciplinaria.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Potiguar, Universidade Potiguar, Mossoró - RN, nº 2, 2011.
COSTA, R. S.; FREITAS, H. A Influência da Confiança do Decisor no Risco Percebido e no Comportamento de Compra de Tecnologia da Informação: Proposição de um Modelo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 7, 2010, São Paulo. Anais do 7º CONTECSI, 2010. p. 1-21.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, L. de. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais e docência na formação de licenciandos. In: Fundação Carlos Chagas. Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: FCC, 2017, p. 105-132.
LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.
MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2010.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
PEREIRA, A. R.; LOPES, R. de D. Legal: Ambiente de Autoria para Educação Infantil apoiada em Meios Eletrônicos Interativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16, 2005, São Paulo. Anais do SVI SBIE, 2005. p. 1-8.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VALENTE, J. A. Diferentes Usos do Computador na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993, p.1-23.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.