A PEDAGOGIA DO CORPO MÁQUINA NA TELA DA TV

Auteurs-es

  • Jeferson Bertolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p912

Mots-clés :

Corpo; TV; Biopoder; Bem Estar

Résumé

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre os recursos pedagógicos usados pelo programa Bem Estar, da Rede Globo, para ensinar o público a cuidar no corpo. O texto usa análise de conteúdo. Adota o conceito de biopoder para pensar o corpo no âmbito político, não estético. O manuscrito recorre a técnica interdisciplinar para associar temas das Ciências Humanas à Comunicação Social. Conclui que o discurso do Bem Estar é compatível com o biopoder porque, por meio de técnicas que educam o público ao corpo máquina, ajuda a construir corpos economicamente ativos.

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Biographie de l'auteur-e

Jeferson Bertolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Mestre em Jornalismo (UFSC). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Univali).

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Publié-e

2019-10-01

Comment citer

BERTOLINI, Jeferson. A PEDAGOGIA DO CORPO MÁQUINA NA TELA DA TV. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 912–932, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p912. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7373. Acesso em: 22 nov. 2024.

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