UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE PALMAS: Conselho de Classe Participativo

Auteurs-es

  • Adriana da Costa Pereira Aguiar Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p937

Mots-clés :

Conselho de classe Participativo. Educação Prisional. História Oral.

Résumé

O estudo objetivou analisar como acontece o conselho de classe na unidade de ensino prisional feminino de Palmas. Utilizou-se o método da História Oral Temática com entrevistas semiestruturadas. O estudo se apresenta respondendo a três objetivos específicos, sendo: traçar um breve percurso histórico da educação prisional feminina no Tocantins; conhecer o trabalho educacional dentro da prisão feminina; narrar os depoimentos das entrevistadas. Conclui-se, por meio da análise dos documentos e pelas vozes das depoentes, que acontece um conselho de classe participativo, no entanto, precisa cumprir alguns critérios dentro do sistema prisional, pois não há participação da família das estudantes. O conselho de classe mostra-se eficiente e traz melhoria para a prática pedagógica das envolvidas, sendo um instrumento pedagógico eficiente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Graduação em Historia pela Universidade Católica de Goiás (1991, Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Palmas, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e-mails: <ppgedu@uft.edu.br>,  <jocyleia@uft.edu.br>

Références

ALBERTI, Verena. Manual da Historia Oral. FVG Editora. 2005

Guia de Orientações Pedagógicas Para as Atividades Escolares 2017. Percorrendo trajetos para a ação pedagógica: caminhos estratégicos para o dia-a-dia docente. Palmas: SEDUC, 2017.

JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças Porto; SOUZA, Sandoval Antunes de. Educação prisional e práticas pedagógicas: construindo experiências. Palmas: UNITINS, 2008

LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

MARQUES, J. B. de A. Gerenciamento de Crises no Sistema Penal, em Revista do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD), nº 5, de 1997.

MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Trad. Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. Editores, 1967.

NETO, F. de S. C. de A. “Meu Deus quem nos socorrerá?” Tensões sociais e o estado das prisões na cidade de Recife na década de 1840. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Recife, 2011.

PEREIRA, L. C. Conselho de Classe. Revista InfoEscola, 2018. https://www.infoescola.com/educacao/conselho-de-classe/ Acesso em 27/11/2018

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DOS DEPUTADOS, de 2000

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual Setor Sul Extensão Unidade Prisional Feminino; Secretaria de Estado da Educação e Cultura ; Palma, TO- 2018.

Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, 2017.

SANT’ANA, M.A.; MARCONDES, P. Educação em prisões. <http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4268/1/FPF_PTPF_01_0917.pdf > Acesso em 11 de dezembro de 2018.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? : Como avaliar? : critérios e instrumentos/ Ilza Martins Sant’Anna. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SEDUC-SESIJU- Plano Estadual de Educação nas Prisões; Secretaria de Estado da Educação e Cultura; Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (Administração Penitenciária); Palmas, TO- 2012.

SILVA, F. da S. A efetividade dos direitos humanos na cadeia pública feminina de Babaçulândia- TO: Um estudo de caso; Sebastião Ferreira da Silva – Araguaína, TO, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2019-08-01

Comment citer

AGUIAR, Adriana da Costa Pereira; SANTOS, Jocyléia Santana dos. UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE PALMAS: Conselho de Classe Participativo. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 937–961, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p937. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6948. Acesso em: 22 nov. 2024.