Unit Female Prison of Palmas: Participatory Class Council
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p937Keywords:
Conselho de classe Participativo. Educação Prisional. História Oral.Abstract
The study aimed at analyzing how the class council happens in the Palmas female prison teaching unit. The Thematic Oral History method was used with semi-structured interviews. The study is presented in response to three specific objectives: to draw a brief history of female prison education in Tocantins; to know the educational work inside the female prison; narrating the interviewees' statements. It is concluded, through the analysis of the documents and the voices of the deponents, that a participatory class council happens, however, it must fulfill certain criteria within the prison system, since there is no participation of the student family. The class council is efficient and brings improvement to the pedagogical practice of those involved, being an efficient pedagogical instrument.
Downloads
References
ALBERTI, Verena. Manual da Historia Oral. FVG Editora. 2005
Guia de Orientações Pedagógicas Para as Atividades Escolares 2017. Percorrendo trajetos para a ação pedagógica: caminhos estratégicos para o dia-a-dia docente. Palmas: SEDUC, 2017.
JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças Porto; SOUZA, Sandoval Antunes de. Educação prisional e práticas pedagógicas: construindo experiências. Palmas: UNITINS, 2008
LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
MARQUES, J. B. de A. Gerenciamento de Crises no Sistema Penal, em Revista do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD), nº 5, de 1997.
MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Trad. Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. Editores, 1967.
NETO, F. de S. C. de A. “Meu Deus quem nos socorrerá?” Tensões sociais e o estado das prisões na cidade de Recife na década de 1840. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Recife, 2011.
PEREIRA, L. C. Conselho de Classe. Revista InfoEscola, 2018. https://www.infoescola.com/educacao/conselho-de-classe/ Acesso em 27/11/2018
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DOS DEPUTADOS, de 2000
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual Setor Sul Extensão Unidade Prisional Feminino; Secretaria de Estado da Educação e Cultura ; Palma, TO- 2018.
Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, 2017.
SANT’ANA, M.A.; MARCONDES, P. Educação em prisões. <http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4268/1/FPF_PTPF_01_0917.pdf > Acesso em 11 de dezembro de 2018.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? : Como avaliar? : critérios e instrumentos/ Ilza Martins Sant’Anna. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SEDUC-SESIJU- Plano Estadual de Educação nas Prisões; Secretaria de Estado da Educação e Cultura; Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (Administração Penitenciária); Palmas, TO- 2012.
SILVA, F. da S. A efetividade dos direitos humanos na cadeia pública feminina de Babaçulândia- TO: Um estudo de caso; Sebastião Ferreira da Silva – Araguaína, TO, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.