A PESQUISA ETNOGRÁFICA ONLINE EM TEMPOS DE CULTURA DA CONVERGÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p109Mots-clés :
Etnografia, Etnografia virtual, Netnografia, Internet, Cultura da Convergência.×Résumé
O presente texto pretende discorrer sobre algumas dimensões da pesquisa em meios online, considerando as mudanças comunicacionais e sociais desde o surgimento da Internet e das novas inter-relações que passaram a se estabelecer entre os sujeitos; os modos de interação humana mediada pelas tecnologias, e a proveniente ressignificação de modos de estar e de viver em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Um mundo contemporâneo que compreende relativizações nos processos de produção e propagação de conhecimentos humanos, conteúdos culturais e midiáticos. Pretende-se ainda colocar em perspectiva uma abordagem metodológica de pesquisa que busca atender essas especificidades sócio-culturais elencadas anteriormente: a etnografia virtual ou como denomina Robert V. Kozinets: netnografia, apresentada e descrita na obra “Realizando pesquisa etnográfica online”.
PALAVRAS-CHAVE: Etnografia, Etnografia virtual, Netnografia, Internet, Cultura da Convergência.
RESUME
This text intends to discuss some dimensions of research in online media, considering the communicational and social changes since the emergence of the Internet and the new interrelationships that started to be established between the subjects; the modes of human interaction mediated by technologies, and the resulting resignification of ways of being and living in an increasingly technological and connected world. A contemporary world that comprises relativizations in the processes of production and propagation of human knowledge, cultural and media content. It is also intended to put into perspective a methodological approach to research that seeks to meet these socio-cultural specificities previously listed: virtual ethnography or as it is called Robert V. Kozinets: netnography, presented and described in the book “Performing online ethnographic research”.
KEYWORDS: Ethnography, Virtual Ethnography, Netnography, Internet, Convergence Culture.
RESUMEN
El presente texto pretende discutir algunas dimensiones de la investigación en los medios en línea, considerando los cambios comunicacionales y sociales desde la aparición de Internet y las nuevas interrelaciones que comenzaron a establecerse entre los sujetos; los modos de interacción humana mediados por las tecnologías y la resultante resignificación de formas de ser y vivir en un mundo cada vez más tecnológico y conectado. Un mundo contemporáneo que comprende relativizaciones en los procesos de producción y propagación del conocimiento humano, el contenido cultural y mediático. También tiene la intención de poner en perspectiva un enfoque metodológico para la investigación que busca cumplir con estas especificidades socioculturales mencionadas anteriormente: etnografía virtual o como se le llama Robert V. Kozinets: netnografía, presentada y descrita en el libro "Realización de investigación etnográfica en línea".
PALABRAS CLAVE: Etnografía, Etnografía virtual, Netnografía, Internet, Cultura de convergencia.
Téléchargements
Références
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2014 : hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília : Secom, 2014. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf
DUMAS, Veronique. A origem da internet: A história da rede de computadores criada na Guerra Fria que deu início à Terceira Revolução Industrial. 2014. Disponível em:<http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_nascimento_da_internet.html>. Acesso em: maio 2016.
GEERTZ, Clifford: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1973.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, Henry: Cultura da Convergência. São Paulo, Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua: Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo, Aleph, 2014.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling and Entertainment: A New Syllabus. 2013. Disponível em: http://henryjenkins.org/2013/08/transmedia-storytelling-and-entertainment-a-new-syllabus.html Acessado em 05.05.2014.
KOZINETS, Robert: Netnografia - Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre, Penso, 2014.
LEVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.
LEVY, Pierre. O que é o virtual? Rio de janeiro: Editora 34, 1996.
NOVELI, Marcio. Do Off-line para o Online: a Netnografia como um Método de Pesquisa ou o que pode acontecer quando tentamos levar a Etnografia para a Internet? Organizações em Contexto. São Paulo, v. 12, n. 6, p.107-133, 2010. Semestral.
RECUERO, Raquel da Cunha. A Internet e a nova revolução na comunicação mundial. 2000. Disponível em: <http://www.raquelrecuero.com/revolucao.htm>. Acesso em: 16 jun. 2016.
STEFANIE, Carlan da. A cultura da convergência e os fãs de Star Wars: um estudo sobre o conselho Jedi RS. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.