EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS: diagnóstico e primeiros resultados de um projeto de intervenção
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p482Mots-clés :
Licenciatura em Física, Evasão, Formação de professoresRésumé
A baixa procura e a evasão dos cursos de Licenciatura em Física motivam a presente análise de dados do curso na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e apresenta um diagnóstico sobre a relação entre a oferta de professores de Física e a formação de estudantes em Nível Médio. As análises apontam para a incapacidade do Sistema de Ensino Superior em suprir a demanda de professores, o que implica quanti e qualitativamente na formação científica dos estudantes brasileiros. O diagnóstico mostra a necessidade da intervenção e avalia os primeiros dados do Programa Institucional de Apoio ao Discente Ingressante sobre uma das disciplinas do Currículo do Curso. Os primeiros resultados mostram um impacto significativo na evasão dos estudantes.
Téléchargements
Références
ABRIL, O.L.C.; NARDI, R. Os “objetos de estudo” da pesquisa em ensino de física segundo pesquisadores brasileiros. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v.17, n.2, p. 414-433, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000200414&lng=pt&nrm=iso>. Acessado em: 31 jul 2017.
ALMEIDA, J.B; SCHIMIGUEL, J. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no ensino superior: estudo de caso no curso de licenciatura em física no Instituto Federal do Maranhão. RenCiMa. v.2, n.2, p.167-178, 2011.
ARRUDA, S.M.; UENO, M.H. Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de física da universidade estadual de londrina: algumas reflexões. Ciência & Educação, v.9, n.2, p.159-175, 2003.
BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do instituto de física da UFRJ. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~marta/artigosetal/2004-epef9-evasao.pdf
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acessado em: 3 Ago 2017.
BRIGNONI, C.P.; PIRES, L.L.A. Licenciatura em Física do IFG – Campus Jataí: analisando o perfil do evadido e a atuação do egresso. 9ª Semana de Licenciatura - A prática docente e o desafio de ensinar na diversidade Jataí/GO – 2012 Anais da 9ª Semana de Licenciatura. 2012.
BUENO, J.L.O. A evasão de alunos. Paidéia. FFCLRP – USP, Ribeirão Preto. 1993.
FERREYRA, A.; GONZÁLEZ, E. M. (2000). Reflexiones sobre la enseñanza de la Física univesitaria. Enseñanza de lãs Ciencias. 18(2), 189-199, 2000.
JUNIOR, A.G.B.; SOUZA, R.R. Estudo da evasão no curso de licenciatura em Física do CEFET-GO. VI ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis. 2007. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p133.pdf. Acessado em: 5 jun 2017.
MOLINA, C.E.C.M.; ROSA, J.C.; SILVA, J.G. A evasão no curso de Física licenciatura a distância da Unifei na perspectiva dos tutores esud-2014. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Ditância. UNIREDE. Florianópolis. 2014.
PEREIRA, L.J. M.; LIMA, M. C. A.. Evasão no curso de Física da UFMA nos primeiros períodos do curso. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. O Ensino de Física e Sustentabilidade, São Luis, Maranhão. 2007. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0362-1.pdf. Acessado em: 2 Jun 2017.
PEREIRA, L.T.S.; SILVA, J.L.M.; DE SOUZA, M.D.O. GAMBARRA, M.D.V.; PEREIRA, A.L.G. A evasão dos alunos do curso de licenciatura em Física da UEPB, Campus VIII. III CONEDU – Congresso Nacional de Educação e III Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. Natal - RN. 2016.
PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento Físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002.
REDISH, E. F.; STEIBERG, R. N. Teaching Physics: Figuring Out What Works. Physics Today, pp. 24-30, January 1999.
RIBEIRO, B. V. et all. Relatório à comissão de graduação do Instituto de Física: “Um estudo da evasão no curso de graduação em Física da UnB. Brasília, 2008. Disponível em: http://trad.fis.unb.br/relatorio_a_comissao_de_graduacao.pdf. Acessado em: Acessado em: 4 jun 2017
RODRIGUES, M.A.; TEIXEIRA, F.M. Reflexões sobre a baixa procura pelo curso de Fíísica nas Universidades Federais de Pernambuco. VII Enpec-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/295702666 Acessado em: 4 jun 2017 :
SANTAROSA, M. C. P.; MOREIRA, M. A. O Cálculo nas aulas de Física da UFRGS: um estudo exploratório. Investigações em Ensino de Ciências.v16(2), pp. 317-351, 2011.
SILVA, A.M.; MARQUES, A.L. Evasão em um curso de licenciatura em física, modalidade a distância. Simpósio Internacional de Educação a Distância – SIED, Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/180-700-1-ED.pdf. Acessado em: 4 jun 2017.
SILVA, M.P.; SOUSA, F.L.T.; PORTELA, T.A.M.; FERREIRA, G.S.S. Evasão escolar no curso de Licenciatura em Física: um estudo de caso no IFCE – Campus avançado de Tianguá. VII CONNPEDI. 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3710/2726 Acessado em: 5 jun 2017
SOUSA, A. UFT divulga 2° chamada da lista de espera do SISU. Jornal do Tocantins. 2015. Disponível em: http://www.jornaldotocantins.com.br/editorial/estado/uft-divulga-2%c2%aa-chamada-da-lista-de-espera-do-sisu-1.794000. Acessado em: 30 jun. 2017.
SOUSA, A.S.Q.; MACIEL, C.E. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da Universidade Aberta do Brasil. Educação em Revista. v.32,n.04,p. 175-204, 2016.
TOCANTINS. Regimento acadêmico da Universidade Federal do Tocantins. Dezembro 2004. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014 – PROGRAD. Universidade Federal do Tocantins. 2014.
TOCANTINS (Estado). Censo Escolar 2015. Fornecido pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Palmas, 2016.
WILLIAN, G.B.; MATHEW. M.C.; MICHAEL, S.M. Crossing the Finish Line: Completing College at America's Public Universities. Princeton University Press. New Jersey, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.