CINEMA E FOLKCOMMUNICATIONS: uma análise baseada no filme "Coco"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p331

Palavras-chave:

Cinema e Folclorica, Patrimônio, Cultura Popular

Resumo

O presente artigo reflete desde a perspectiva da folkcomunicación em torno da apropriação da cultura popular mexicana por parte da indústria cinematográfica de Hollywood por meio do filme premiado Cóco. A partir de uma caracterização qualitativa e uma análise baseada na teoria folkcomunicacional é proposto como uma hipótese de que o filme se apropria de uma herança cultural presente no México como é o Dia dos Mortos. No entanto, a festividade associada aos falecidos fazem parte de uma base cultural que está presente em toda a América Latina e em diferentes culturas do mundo em face da expressão transversal da morte.

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Biografia do Autor

Cristian Yáñez Aguilar, Universidad Austral de Chile

Doutor En Ciencias Humanas. Académico en el Instituto de Comunicación Social, Universidad Austral de Chile. Correo electrónico: cyanezaguilar@gmail.com.

Arturo Figueroa Gunther, Universidad Austral de Chile

Investigador del área Audiovisual en el Instituto de Comunicación Social de la UACh. Director Escuela de Periodismo, Universidad Austral de Chile. Correo electrónico: jafiguero@uach.cl.

Referências

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

AGUILAR, Cristian Yáñez; GUNTHER, Arturo Figueroa. CINEMA E FOLKCOMMUNICATIONS: uma análise baseada no filme "Coco". Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 331–347, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p331. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5686. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II