ENTRE TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS: a formação do professor-leitor

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p206

Mots-clés :

Formação de professores, Histórias de leitura, Professor leitor

Résumé

Este estudo analisa as histórias de leitura que integram a trajetória leitora pessoal e de início à docência de graduandos do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tomadas como práticas socioculturais e eixo de conhecimento, as histórias de leitura favorecem o entendimento dos percursos de letramento do futuro professor de Língua Portuguesa. Com o objetivo de compreender como os processos de formação do professor leitor se constituem nas experiências pessoais e acadêmicas, o estudo ancora-se em dois campos teóricos, a saber, formação de professores e leitura. Os resultados apontam relevantes aspectos sobre formação do profissional de Letras, sobretudo o seu trabalho pedagógico com formação de leitores e sua própria relação com a leitura.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação; Mestrado em Estudo de Linguagens; Graduação em Letras Vernáculas. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), membro do Núcleo de Leitura Multimeios. E-mail: fabiolasovb@gmail.com. 

Dinéa Maria Sobral Muniz, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Letras. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. E-mail: sobraldm@ufba.br. 

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Publié-e

2018-08-01

Comment citer

VILAS BOAS, Fabíola Silva de Oliveira; MUNIZ, Dinéa Maria Sobral. ENTRE TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS: a formação do professor-leitor. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 206–230, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p206. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5617. Acesso em: 22 déc. 2024.