MÍDIA E CULTURA REGIONAL NAS PESQUISAS EM JORNALISMO: Um retrato da tematização e análise do agendamento cultural nos estudos realizados na UEPG entre 2010 e 2015
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p413Mots-clés :
Produções acadêmicas, Cultura, Jornalismo cultural, Folkcomunicação, Mídia RegionalRésumé
A integração da pesquisa e extensão ao ensino de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa marca uma história recente no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação na instituição. A partir de 2004, docentes e estudantes da UEPG passam a desenvolver estudos, integrando os eixos conceituais mídia/cultura/cidadania. Em parceria com movimentos e grupos sociais da região, foram realizadas atividades extensionistas e de investigação, impulsionando também a produção de textos acadêmicos (artigos e ensaios) publicados ou apresentados em eventos da área em nível regional ou nacional. O levantamento dos textos sistematizados entre 2010 e 2015, aqui apresentado, revela as perspectivas interdisciplinares e integradoras da extensão e pesquisa ao ensino profissional em Jornalismo.
Téléchargements
Références
ALZAMORA, Geane Carvalho. “Jornalismos na internet: paradigmas emergentes de informações culturais”. Revista LIS – Letra Imagen Sonido, ano 3-4, n. 6-7, jul. 2010/jun. 2011. Disponível em: http://semioticafernandez.com.ar/wp-content/uploads/2014/01/13_LIS6-7_Jornalismos-na-internet_GCA.pdf
BELTRÃO, Luiz. Comunicação e folclore. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
CUNHA, Leonardo; TEIXEIRA, Nísio. “Jornalismo Cultural e a Lógica do Iceberg”. Revista Mediação: Comunicações e Artes. Belo Horizonte: Fumec/FCH, ano 7, nº 6, 2007. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/261/258
GADINI, Sérgio Luiz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paullus, 2009.
GADINI, Sérgio Luiz (org.). Mapeamento da mídia paranaense (Diálogos de Mídia Regional). CD. Ponta Grossa: Agência de Jornalismo UEPG, 2011.
GADINI, S. L. e OLIVEIRA, N. “Inventário das produções (científicas e acadêmicas) em mídia e cultura no Curso de Jornalismo da UEPG”. Trabalho apresentado no XXV Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Ponta Grossa: UEPG, Outubro de 2016. Disponível em http://www.eaic.uepg.br. Acesso em 30/10/2017.
GOMES, Fábio. Jornalismo cultural. Brasileirinho Produções, 2009. Disponível em: http://www.jornalismocultural.com.br/jornalismocultural.pdf. Acesso em 10/06/2014.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 1999.
LIMA, Venício A. de. “Sobre os jornalões: onde circulam, quem os lê?” In: Observatório da Imprensa. Acesso em 02/10/09. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br
LIPOVESTSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia Letras, 1987.
MC COMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.
MELO, José Marques de. “Folkcomunicação na era digital: a comunicação dos marginalizados invade a aldeia global”. In: Razón y Palabra. Ciudad do Mexico, 2005. Disponível em http://razonypalabra.org.mx/anteriores/n49/bienal/magis/Marques_demelo2.pdf Acesso em 06/01/2014.
MELO, José Marques de. Uma estratégia das classes subalternas. In: Folkcomunicação: a mídia dos excluídos. Cadernos de Comunicação, Série Estudos, v. 17. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2007.
MELO, José Marques de. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
ORTIZ, Renato. “Um outro território”. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Universidade Federal do Sergipe, 1999.
SCHOENHERR, Rafael et all. “Periódicos literários: Jornalismo Cultural e Alternativo no Paraná”. Trabalho apresentado no V Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL 2014), realizado em Florianópolis, em maio de 2014. Disponível em http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/10/GTMidiaAlternativa_Rafael_Andre_Karina.pdf
SCHOENHERR, R. e GADINI, S. L. “Estratégias regionais de produção jornalística: uma proposta ao estudo de casos de mídia impressa no Paraná”. In: Revista EPTIC, Vol. 18, N. 3. Aracaju: UFS, 2016. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/5802 Acesso em 30/10/2017.
SELIGMAN, Laura. “A pauta local: a transformação do conteúdo dos jornais regionais catarinenses em três décadas”. 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
SIRENA, Mariana Silva. Agenda-setting e contra agendamento: possíveis abordagens para o estudo do jornalismo cultural. Contempo, São Paulo, v.5, n.2, p. 1-11, 2013. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/view/8550
WOITOWICZ, Karina Janz. A cultura popular na agenda midiática: Aspectos da produção jornalística no espaço cultural dos webjornais paranaenses. Comunicação, Cultura e Sociedade, ano 1, n. 1, jun./dez./2012. Disponível em:http://www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade/arquivos/artigo_Karina_editorado.pdf
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.