MÍDIA E CULTURA REGIONAL NAS PESQUISAS EM JORNALISMO: Um retrato da tematização e análise do agendamento cultural nos estudos realizados na UEPG entre 2010 e 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p413

Palavras-chave:

Produções acadêmicas, Cultura, Jornalismo cultural, Folkcomunicação, Mídia Regional

Resumo

A integração da pesquisa e extensão ao ensino de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa marca uma história recente no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação na instituição. A partir de 2004, docentes e estudantes da UEPG passam a desenvolver estudos, integrando os eixos conceituais mídia/cultura/cidadania. Em parceria com movimentos e grupos sociais da região, foram realizadas atividades extensionistas e de investigação, impulsionando também a produção de textos acadêmicos (artigos e ensaios) publicados ou apresentados em eventos da área em nível regional ou nacional. O levantamento dos textos sistematizados entre 2010 e 2015, aqui apresentado, revela as perspectivas interdisciplinares e integradoras da extensão e pesquisa ao ensino profissional em Jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche (pela Capes) junto à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Atualmente é professor associado (concursado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gadini realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política, além de trabalhar com crítica editorial (tendo exercido a função de ombudsman em um diário regional nos Campos Gerais do Paraná, 2007/2008). O autor, que também participa de movimentos sociais, foi presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/ANDES-SN, gestão 2006/2008) e, atualmente integra o grupo gestor da Associação as Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Ponta Grossa (TVCOM PG), como coordenador-geral. No campo jornalístico, Gadini presidiu o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ, na gestão 2010/2012). É professor do curso de Jornalismo (graduação) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de pós-graduação (lato sensu) em Mídia, Política e Atores Sociais e também integra e coordena o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Neste momento, Gadini participa ainda de projetos de pesquisas com apoio do CNPq, além de outras parcerias em redes de investigação na área de Jornalismo.

Referências

ALZAMORA, Geane Carvalho. “Jornalismos na internet: paradigmas emergentes de informações culturais”. Revista LIS – Letra Imagen Sonido, ano 3-4, n. 6-7, jul. 2010/jun. 2011. Disponível em: http://semioticafernandez.com.ar/wp-content/uploads/2014/01/13_LIS6-7_Jornalismos-na-internet_GCA.pdf

BELTRÃO, Luiz. Comunicação e folclore. São Paulo: Melhoramentos, 1971.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.

CUNHA, Leonardo; TEIXEIRA, Nísio. “Jornalismo Cultural e a Lógica do Iceberg”. Revista Mediação: Comunicações e Artes. Belo Horizonte: Fumec/FCH, ano 7, nº 6, 2007. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/261/258

GADINI, Sérgio Luiz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paullus, 2009.

GADINI, Sérgio Luiz (org.). Mapeamento da mídia paranaense (Diálogos de Mídia Regional). CD. Ponta Grossa: Agência de Jornalismo UEPG, 2011.

GADINI, S. L. e OLIVEIRA, N. “Inventário das produções (científicas e acadêmicas) em mídia e cultura no Curso de Jornalismo da UEPG”. Trabalho apresentado no XXV Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Ponta Grossa: UEPG, Outubro de 2016. Disponível em http://www.eaic.uepg.br. Acesso em 30/10/2017.

GOMES, Fábio. Jornalismo cultural. Brasileirinho Produções, 2009. Disponível em: http://www.jornalismocultural.com.br/jornalismocultural.pdf. Acesso em 10/06/2014.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 1999.

LIMA, Venício A. de. “Sobre os jornalões: onde circulam, quem os lê?” In: Observatório da Imprensa. Acesso em 02/10/09. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br

LIPOVESTSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia Letras, 1987.

MC COMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.

MELO, José Marques de. “Folkcomunicação na era digital: a comunicação dos marginalizados invade a aldeia global”. In: Razón y Palabra. Ciudad do Mexico, 2005. Disponível em http://razonypalabra.org.mx/anteriores/n49/bienal/magis/Marques_demelo2.pdf Acesso em 06/01/2014.

MELO, José Marques de. Uma estratégia das classes subalternas. In: Folkcomunicação: a mídia dos excluídos. Cadernos de Comunicação, Série Estudos, v. 17. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2007.

MELO, José Marques de. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.

ORTIZ, Renato. “Um outro território”. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Universidade Federal do Sergipe, 1999.

SCHOENHERR, Rafael et all. “Periódicos literários: Jornalismo Cultural e Alternativo no Paraná”. Trabalho apresentado no V Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL 2014), realizado em Florianópolis, em maio de 2014. Disponível em http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/10/GTMidiaAlternativa_Rafael_Andre_Karina.pdf

SCHOENHERR, R. e GADINI, S. L. “Estratégias regionais de produção jornalística: uma proposta ao estudo de casos de mídia impressa no Paraná”. In: Revista EPTIC, Vol. 18, N. 3. Aracaju: UFS, 2016. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/5802 Acesso em 30/10/2017.

SELIGMAN, Laura. “A pauta local: a transformação do conteúdo dos jornais regionais catarinenses em três décadas”. 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

SIRENA, Mariana Silva. Agenda-setting e contra agendamento: possíveis abordagens para o estudo do jornalismo cultural. Contempo, São Paulo, v.5, n.2, p. 1-11, 2013. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/view/8550

WOITOWICZ, Karina Janz. A cultura popular na agenda midiática: Aspectos da produção jornalística no espaço cultural dos webjornais paranaenses. Comunicação, Cultura e Sociedade, ano 1, n. 1, jun./dez./2012. Disponível em:http://www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade/arquivos/artigo_Karina_editorado.pdf

Publicado

2018-08-01

Como Citar

GADINI, Sérgio. MÍDIA E CULTURA REGIONAL NAS PESQUISAS EM JORNALISMO: Um retrato da tematização e análise do agendamento cultural nos estudos realizados na UEPG entre 2010 e 2015. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 413–433, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p413. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4763. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)