MEDIA AND REGIONAL CULTURE IN RESEARCH IN JOURNALISM: A representation of the thematization and analysis of cultural scheduling in studies conducted at UEPG between 2010 and 2015
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p413Keywords:
Academic productions, Culture, Cultural journalism, Folkcommunication, Regional mediaAbstract
The integration of the research and extension to the teaching of Journalism of the State University of Ponta Grossa marks a recent history in the undergraduate course and in the Postgraduate Program in the institution. From 2004, UEPG teachers and students start to develop studies, integrating the conceptual axes media/culture / citizenship. In partnership with social movements and groups in the region, extension and research activities were carried out, as well as the production of academic texts (articles and essays) published or presented at regional or national level events. The survey of systematized texts between 2010 and 2015, presented here, reveals the interdisciplinary and integrative perspectives of extension and research to professional teaching in Journalism.
Downloads
References
ALZAMORA, Geane Carvalho. “Jornalismos na internet: paradigmas emergentes de informações culturais”. Revista LIS – Letra Imagen Sonido, ano 3-4, n. 6-7, jul. 2010/jun. 2011. Disponível em: http://semioticafernandez.com.ar/wp-content/uploads/2014/01/13_LIS6-7_Jornalismos-na-internet_GCA.pdf
BELTRÃO, Luiz. Comunicação e folclore. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
CUNHA, Leonardo; TEIXEIRA, Nísio. “Jornalismo Cultural e a Lógica do Iceberg”. Revista Mediação: Comunicações e Artes. Belo Horizonte: Fumec/FCH, ano 7, nº 6, 2007. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/261/258
GADINI, Sérgio Luiz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paullus, 2009.
GADINI, Sérgio Luiz (org.). Mapeamento da mídia paranaense (Diálogos de Mídia Regional). CD. Ponta Grossa: Agência de Jornalismo UEPG, 2011.
GADINI, S. L. e OLIVEIRA, N. “Inventário das produções (científicas e acadêmicas) em mídia e cultura no Curso de Jornalismo da UEPG”. Trabalho apresentado no XXV Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Ponta Grossa: UEPG, Outubro de 2016. Disponível em http://www.eaic.uepg.br. Acesso em 30/10/2017.
GOMES, Fábio. Jornalismo cultural. Brasileirinho Produções, 2009. Disponível em: http://www.jornalismocultural.com.br/jornalismocultural.pdf. Acesso em 10/06/2014.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 1999.
LIMA, Venício A. de. “Sobre os jornalões: onde circulam, quem os lê?” In: Observatório da Imprensa. Acesso em 02/10/09. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br
LIPOVESTSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia Letras, 1987.
MC COMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.
MELO, José Marques de. “Folkcomunicação na era digital: a comunicação dos marginalizados invade a aldeia global”. In: Razón y Palabra. Ciudad do Mexico, 2005. Disponível em http://razonypalabra.org.mx/anteriores/n49/bienal/magis/Marques_demelo2.pdf Acesso em 06/01/2014.
MELO, José Marques de. Uma estratégia das classes subalternas. In: Folkcomunicação: a mídia dos excluídos. Cadernos de Comunicação, Série Estudos, v. 17. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2007.
MELO, José Marques de. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
ORTIZ, Renato. “Um outro território”. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Universidade Federal do Sergipe, 1999.
SCHOENHERR, Rafael et all. “Periódicos literários: Jornalismo Cultural e Alternativo no Paraná”. Trabalho apresentado no V Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL 2014), realizado em Florianópolis, em maio de 2014. Disponível em http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/10/GTMidiaAlternativa_Rafael_Andre_Karina.pdf
SCHOENHERR, R. e GADINI, S. L. “Estratégias regionais de produção jornalística: uma proposta ao estudo de casos de mídia impressa no Paraná”. In: Revista EPTIC, Vol. 18, N. 3. Aracaju: UFS, 2016. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/5802 Acesso em 30/10/2017.
SELIGMAN, Laura. “A pauta local: a transformação do conteúdo dos jornais regionais catarinenses em três décadas”. 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
SIRENA, Mariana Silva. Agenda-setting e contra agendamento: possíveis abordagens para o estudo do jornalismo cultural. Contempo, São Paulo, v.5, n.2, p. 1-11, 2013. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/view/8550
WOITOWICZ, Karina Janz. A cultura popular na agenda midiática: Aspectos da produção jornalística no espaço cultural dos webjornais paranaenses. Comunicação, Cultura e Sociedade, ano 1, n. 1, jun./dez./2012. Disponível em:http://www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade/arquivos/artigo_Karina_editorado.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.