PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS POLÍTICAS E NAS PRÁTICAS EM ALGUNS PAÍSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p202

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais; Currículo; Ensino Básico; Informática na Educação; TIC

Resumo

As práticas pedagógicas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo têm mostrado um uso mais centrado nas ferramentas de escritório para a elaboração de trabalhos ou no processo de transmissão de informações aos aprendizes. No entanto isso está mudando. Este artigo apresenta o resultado de estudos realizados em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, com o objetivo de entender as políticas e uso das TDIC na educação de alguns países - Estônia, Portugal, Espanha e Finlândia. Analisamos como as políticas orientam a realização de práticas pedagógicas que exploram o conceito de programação com foco no desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  E-mail: bbethalmeida@gmail.com.

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: jvalente@unicamp.br. 

Publicado

2019-01-14

Como Citar

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS POLÍTICAS E NAS PRÁTICAS EM ALGUNS PAÍSES. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 202–242, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p202. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4742. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II