O SENTIDO DA HESITAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-VERDADE

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p70

Mots-clés :

Hesitação, Formação, Diálogo

Résumé

Sempre estivemos excessivamente preocupados com a verdade. De início, verdades religiosas, depois científicas e hoje aquelas que necessariamente devem conferir com nossas convicções. Assim, a verdade aproxima-se também da mentira. Para todos os tempos, parece, precisamos reaprender o sentido da hesitação. Um sentido que evita a pressa, oferece ao tempo outra forma de fazer acontecer a vida, oferece aberturas, rachaduras, rasgos que merecem mais atenção para serem compreendidos. Hesitar, suspender, aguardar. Ruminar é necessário, precisamos reaprender a nos apresentar indagando, perguntando. O diálogo é a forma artística mais clássica da filosofia. Nietzsche retoma o diálogo como ferramenta filosófica não para fazer triunfar uma ideia, mas mostrar uma disposição para pensar, insinuar respostas. Reconhecer as sinuosidades de qualquer orientação. Enfim, a hesitação como expressão de uma outra formação humana.

 

PALAVRAS-CHAVE: Hesitação; Formação; Diálogo.

 

 

ABSTRACT

We have always been overly concerned with the  concept  of truth. Initially religious truths, then scientific and currently those that must necessarily confer with our convictions. The the  concept of truth is thus close to the concept  of lie. In any historical time we need to relearn the sense of hesitation. A sense that avoids any haste, offers  another way of making life happen, offering openings, cracks, tears that deserve more attention in order to be understood. To hesitate, to suspend, to wait. Ruminating is necessary, since we need to relearn a way to present ourselves by asking, questioning. Dialogue is the most classic artistic form of philosophy. Nietzsche retakes the dialogue as a philosophical tool not to make an idea triumph, but to show a willingness to think, to insinuate answers. To recognize the windings of any orientation. Finally, hesitation is an expression of  a different human formation.

 

KEYWORDS: Hesitation; formation; dialogue. 

 

 

RESUMEN

Siempre hemos sido demasiado preocupado con la verdad. Inicialmente verdades religiosas, a continuación, científicas y en la actualidad los que deben conferir necesariamente con nuestras convicciones. La verdad se acerca a lo que la mentira. Para todos los tiempos, al parecer, hay que volver a aprender el sentido de vacilación. Un sentido de que evita las prisas, el tiempo ofrece otra manera de hacer que suceda la vida, ofrece aberturas, grietas, roturas que merecen más atención para ser entendido. Dude, suspender, espere. Ruminate es necesario, tenemos que volver a aprender a presentarnos pide, pide. El diálogo es la forma de arte clásico más de la filosofía. Nietzsche reanudar el diálogo como una herramienta filosófica no es ganar una idea, sino mostrar una voluntad de pensar, insinuar respuestas. Reconocer los meandros de cualquier orientación. De todos modos vacilación como una expresión de otra formación humana.

 

PALABRAS-CLAVE: La Vacilación; Formación; El Diálogo.

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Biographie de l'auteur-e

Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente na área de filosofia e teorias da educação. Atua em cursos de formação de gestores e coordenadores pedagógicos por meio da escola de gestores em uma efetiva parceria entre MEC, UFSC e UNDIME. Desenvolve pesquisas a partir de Nietzsche. Participa do Grupo de pesquisa GRAFIA no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche. E-mail: luciashardt@gmail.com.

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Publié-e

2018-01-01

Comment citer

HARDT, Lúcia Schneider. O SENTIDO DA HESITAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-VERDADE. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70–88, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p70. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4310. Acesso em: 20 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático