MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p248

Mots-clés :

Formação de professores, Processo de Bolonha, Ensino Superior

Résumé

Considerando as mudanças ocorridas na educação superior europeia com a implementação do Processo de Bolonha (PB) cujas ações impactam diretamente na ação docente e na formação do professor, este artigo tem o objetivo de mapear as pesquisas realizadas em Portugal sobre a formação de professores no contexto do PB com vista a compreender as implicâncias que uma reforma no ensino superior desta amplitude pode impactar nos trabalho docente dos professores. A metodologia utilizada foi revisão sistemática utilizando pesquisa nos Repositórios Científicos de Acesso aberto de Portugal (RCAAP) que agrega metadados das principais instituições universitárias e de pesquisa daquele país. Os resultados demonstram que os estudos sobre os impactos do PB sobre a formação docente ainda são incipientes  e que, dada a dimensão das mudanças em diversos aspectos que envolvem a profissão docente, existe a necessidade de mais pesquisas e estudos que visem investigar e propor melhorias para os problemas levantados.

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Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas e licenciada em Pedagogia. Servidora da Universidade Federal do Tocantins no cargo de Pedagoga atuando como coordenadora pedagógica dos programas e cursos a distancia da Diretoria de Tecnologias Educacionais. E-mail:  elainealves@uft.edu.br

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Mestre em Análise e Organização do Ensino e Licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais. Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Coordenador do Mestrado e do Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade de Tecnologia Educativa. E-mail: bento@ie.uminho.pt.

Raiane da Silveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas, graduada em Ciência  da Computação. Servidora da Universidade Federal do Tocantins como apoio de TI nos programas e cursos na Equipe Multidisciplinar da Diretoria de Tecnologias Educacionais. E-mail: raianesilveira@uft.edu.br.

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Publié-e

2017-10-01

Comment citer

ALVES, Elaine Jesus; SILVA, Bento Duarte da; SILVA, Raiane da Silveira da. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 248–273, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p248. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4246. Acesso em: 25 nov. 2024.

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