A TECNOLOGIA ASSISTIVA CÃES-GUIA NO BRASIL: uma ação do Programa Viver sem Limite
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p307Mots-clés :
Política Pública, Tecnologia Assistiva, Cães-guia, Pessoa com Deficiência VisualRésumé
Este artigo se propõe apresentar a política pública brasileira quanto à implantação da Tecnologia Assistiva Cães-guia. Para tanto, apresenta a conceitualização de Tecnologia Assistiva e relata a especificidade da criação de um dos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, a partir da revisão dos marcos legais que instituíram tal ação governamental e do modo como o mesmo se organiza e funciona. Percebe-se, nessa análise, a ampliação da participação das pessoas com deficiência visual, que se constituiu a partir de uma política afirmativa governamental que não pode ser minorizada pelo corte de verbas públicas federais.
Téléchargements
Références
ALVES, Denise de Oliveira et al. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
BARTHOLO, Roberto et al. Manifesto da ilha do fundão. In: TUNES, Elizabeth; BARTHOLO, Roberto. (Org.). Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUSFSCar, 2007.
BERSCH; Rita; PELOSY, Miryam Bonadiu. Tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador II. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: MEC; SEESP, 2006.
BORGES, Jorge Amaro de Souza; PEREIRA, Andreia Colares Cabral. O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiencia no Brasil: dialogando sobre transversalidade e educação. Revista do Serviço Público, RSP, nº 64 (4), 2016. Disponível em: <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1132/783>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988. 25. ed. São Paulo: Editora NDJ, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 438, de 21 de agosto de 2012a. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001894.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 439, de 21 de agosto de 2012b. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001895.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 460, de 22 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001411.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2013.
BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial: implicações no contexto escolar. In: THOMA, Adriana da Silva; HILLESHEIM, Betina. (Org.). Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
BURSZTYN, Marcel. Modernidade e exclusão. In: TUNES, Elizabeth; BARTHOLO, Roberto (Org.). Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUFSCar, 2007.
FERREIRA, Luiz Alberto et al. Usuário de Cão-guia: uma experiência coletiva. VIII Feira de Iniciação Científica e Extensão. Camboriú, 2017.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CAMPUS CAMBORIÚ. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-guia. Camboriú: IFC-CAM, 2015.
KLEINA, Cláudio. Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2012.
LOPES, Maura Corsini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.
LUIZ, Lilian Campagnin; ROSA, Fabricia Silva; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Projeto Cão-guia: custos para implementação de um centro de treinamento e formação de treinadores e instrutores. 5º Encontro de Administração Pública e Governo, 2012. Salvador.
NETTO, Raimundo Gonçalves Ferreira et al. A emergência de uma nova profissão no Brasil: treinador e instrutor de Cães-guia. 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio de Pós-Graduação do IF Sul de Minas. Passos, 2016.
PASSERINO, Liliana Maria. Salas de recursos, tecnologias assistivas e processos de inclusão escolar a partir da perspectiva sócio-histórica. In: MORAES, Salete Campos (Org.). Educação Inclusiva: diferentes significados. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2011.
PASSERINO, Liliana Maria; MONTARDO, Sandra Portela. Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Brasília, v. 9, n. 1, 2011.
PELOSY, Miryam Bonadiu. Tecnologia assistiva. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula et al. (Org.). Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. Marília: ABPEE, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
SOUZA, Márcia Santos et al. Perfil das famílias socializadoras do Projeto Cães-guia do IFC-Campus Camboriú. Anais do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Florianópolis, 2013.
SOUZA, Márcia Santos; FERREIRA, Luiz Alberto. Projeto Cães-guia do IFC-Campus Camboriú: perfil das famílias socializadoras. Anais do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande, 2015.
SOUZA, Magali Dias; PASSERINO, Liliana Maria. A comunicação alternativa na escola inclusiva: possibilidades e prática docente. In: PASSERINO, Liliana Maria et al. (Org.). Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi et al. Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.