LA TECNOLOGÍA ASISTIVA PERRO GUÍA EN BRASIL: una acción del Programa Vivir Sin Límite
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p307Palabras clave:
Política Pública, Tecnología Asistiva, Perro Guía, Personas con Deficiencia VisualResumen
Este artículo se propone presentar la política pública brasileña de implementación de Tecnología Asistiva para perros guías. Para esto presenta los conceptos de Tecnología asistiva y relata lo singular de la creación de uno de los centros de formación de entrenadores e instructores de perros guías, a partir de la revisión de los marcos legales que utilizó el gobierno, y el modo como se organiza y funciona. Como consecuencia del análisis, se percibe un aumento de la participación de personas con deficiencia visual, que fue establecido por una política gubernamental afirmativa, que no puede ser reducida por medio de la disminución del presupuesto federal.
Descargas
Citas
ALVES, Denise de Oliveira et al. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
BARTHOLO, Roberto et al. Manifesto da ilha do fundão. In: TUNES, Elizabeth; BARTHOLO, Roberto. (Org.). Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUSFSCar, 2007.
BERSCH; Rita; PELOSY, Miryam Bonadiu. Tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador II. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: MEC; SEESP, 2006.
BORGES, Jorge Amaro de Souza; PEREIRA, Andreia Colares Cabral. O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiencia no Brasil: dialogando sobre transversalidade e educação. Revista do Serviço Público, RSP, nº 64 (4), 2016. Disponível em: <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1132/783>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988. 25. ed. São Paulo: Editora NDJ, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 438, de 21 de agosto de 2012a. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001894.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 439, de 21 de agosto de 2012b. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001895.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria nº 460, de 22 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001411.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2013.
BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial: implicações no contexto escolar. In: THOMA, Adriana da Silva; HILLESHEIM, Betina. (Org.). Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
BURSZTYN, Marcel. Modernidade e exclusão. In: TUNES, Elizabeth; BARTHOLO, Roberto (Org.). Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência. São Carlos: EdUFSCar, 2007.
FERREIRA, Luiz Alberto et al. Usuário de Cão-guia: uma experiência coletiva. VIII Feira de Iniciação Científica e Extensão. Camboriú, 2017.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CAMPUS CAMBORIÚ. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-guia. Camboriú: IFC-CAM, 2015.
KLEINA, Cláudio. Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2012.
LOPES, Maura Corsini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.
LUIZ, Lilian Campagnin; ROSA, Fabricia Silva; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Projeto Cão-guia: custos para implementação de um centro de treinamento e formação de treinadores e instrutores. 5º Encontro de Administração Pública e Governo, 2012. Salvador.
NETTO, Raimundo Gonçalves Ferreira et al. A emergência de uma nova profissão no Brasil: treinador e instrutor de Cães-guia. 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio de Pós-Graduação do IF Sul de Minas. Passos, 2016.
PASSERINO, Liliana Maria. Salas de recursos, tecnologias assistivas e processos de inclusão escolar a partir da perspectiva sócio-histórica. In: MORAES, Salete Campos (Org.). Educação Inclusiva: diferentes significados. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2011.
PASSERINO, Liliana Maria; MONTARDO, Sandra Portela. Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Brasília, v. 9, n. 1, 2011.
PELOSY, Miryam Bonadiu. Tecnologia assistiva. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula et al. (Org.). Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. Marília: ABPEE, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
SOUZA, Márcia Santos et al. Perfil das famílias socializadoras do Projeto Cães-guia do IFC-Campus Camboriú. Anais do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Florianópolis, 2013.
SOUZA, Márcia Santos; FERREIRA, Luiz Alberto. Projeto Cães-guia do IFC-Campus Camboriú: perfil das famílias socializadoras. Anais do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande, 2015.
SOUZA, Magali Dias; PASSERINO, Liliana Maria. A comunicação alternativa na escola inclusiva: possibilidades e prática docente. In: PASSERINO, Liliana Maria et al. (Org.). Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi et al. Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.