A ESCOLA E O MUNDO: pressupostos para a integração da atualidade na sala de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p638

Mots-clés :

crianças, literacia mediática, media, escola, atualidade

Résumé

No contexto atual de transformações sociais e tecnológicas, a escola deve proporcionar modelos de ensino-aprendizagem que possam auxiliar as crianças a compreender o mundo no qual vivem, e a desenvolver competências de literacia mediática. É com base nesta premissa que desenvolvemos este estudo com o propósito de debater sobre como a escola ajuda as crianças a conhecer o mundo mediato e o imediato. Através da administração de questionários a uma amostra de 690 crianças portuguesas (8-12 anos), os resultados permitem concluir que a escola não integra os assuntos da sociedade e do mundo, na sala de aula, embora as crianças demonstrem o desejo de que estes temas possam ser abordados neste contexto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Patrícia Silveira, Universidade do Minho

Doutorada e Licenciada em Ciências da Comunicação. Docente da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Europeia, e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. E-mail: ana_da_silveira@hotmail.com

Références

DELORME, M.I.C. As Crianças e as Notícias da Televisão. Educação em Revista, v.29, n.2, p. 205-223, 2013.

GIDDENS, A. Sociología. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

GONNET, J. Educação para os media: as controversas fecundas. Porto: Porto Editoria, 2007.

HASEBRINK, U.; PAUS-HASEBRINK, I. Trends in Children`s Consumption of Media. In: LEMISH, D. (Ed.). The Routledge International Handbook of Children, Adolescents and Media. London & new York: Routledge, 2013. p. 31-38.

JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998.

JANZEN, M. D. Where is The (Postmodern) Child in Early Childhood Education Research?`. Early Years: An International Journal of Research and Development, v.28, n.3, p. 287-298, 2008.

LEMISH, D. “This is Our War:” Israeli Children Domesticating the War in Iraq. In: LEMISH, D.; GOTZ, M. (Eds.). Children and Media in Times of War and Conflit. USA: Hampton Press, 2007. P. 57-74.

LEMISH, D.; GOTZ, M. (eds.) Children and Media in Times of War an Conflit. USA: Hampton Press, 2007.

MOORE, D. C. Bringing the World to School: Integrating News and Media Literacy in Elementary Classrooms. Journal of Media Literacy Education, v.5, n.1, p. 326-336, 2013.

MOLEN, J.H.W.V.D.; KONIJN, E.A. Dutch Children`s Emotional Reactions to News About the War in Iraq: Influence of Media Exposure, Identification and Empathy. In: LEMISH, D.; GOTZ, M. (Eds.). Children and Media in Times of War and Conflit. USA: Hampton Press, 2007. p. 75-98.

PONTE, C. Crianças e Media: Pesquisa Internacional e Contexto Português do Século XIX à Atualidade. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012

PONTE, C. Introduction: Researching the Roles of News in Children`s and Young People`s Identities. Journal of Audience & Reception Studies, v.11, n. 1, p. 99-107, 2014

PROUT, A. Reconsiderando a Nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p. 729-750, 2010

SETTON, M. Família, Escola e Mídia: Um Campo com Novas Configurações. Educação e Pesquisa, v.28, n.1, p. 107-116, 2002.

SILVA, M. Criança, Escola e TV: Parcerias na Leitura do Mundo. Comunicar, v.15, n. 31, p. 325-330, 2008.

RIDDLE, K et al. “People Killing People on the News”: Young Children`s Descriptions of Frightening Television News Content. Communication Quarterly, v.60, n. 2, p. 278-294, 2012.

WILSON, C. Alfabetización Mediática e Informacional: Proyecciones Didácticas. Comunicar, v.20, n. 39, p. 15-24, 2012.

Publié-e

2018-06-29

Comment citer

SILVEIRA, Patrícia. A ESCOLA E O MUNDO: pressupostos para a integração da atualidade na sala de aula. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 638–659, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p638. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3877. Acesso em: 27 déc. 2024.