O PLANO DE CARREIRA DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS: o caso de uma Universidade Federal do norte do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p584Mots-clés :
Universidade, carreira, qualificaçãoRésumé
O objetivo do artigo é compreender a percepção dos técnicos administrativos sobre a política de capacitação, qualificação e treinamento de uma universidade federal do Norte do Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. As informações foram coletadas por meio da aplicação de questionários, respondidos por 323 servidores. As categorias analisadas foram: política de capacitação e qualificação, grau de conhecimento dos servidores técnico-administrativos no tocante à carreira, e nível de satisfação destes servidores com o seu plano de desenvolvimento. Os dados apontaram que a universidade pesquisada tem um quadro de pessoal jovem bem capacitado, porém insatisfeito quanto à política de qualificação e capacitação da instituição.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, LDA, Lisboa, PT, 2009.
BERGUE, S. T. Gestão de pessoas em organizações públicas. 3 ed. rev. e atual. Caxias do Sul: Educs, 2010. 599p.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2006a.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004 2006/2006/Decreto-Lei/D5707.Hm.Acesso em: 15 de nov. de 2013.
______. Decreto-Lei nº 5.824, de 29 de junho de 2006. Estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei n° 11.091, de 12 de janeiro de 2005. 2006b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto-Lei/D5824.htm.Acesso em: 15 de nov. de 2013.
______. Decreto-Lei nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei n° 11.091, de 12 de janeiro de 2005. 2006c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/2006/Decreto-Lei/D5825.htm.Acesso em: 15 de nov. de 2013.
_______. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 2005a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm.Acesso em: 15 de nov. de 2013.
______. Decreto-lei nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5378.htm Acesso em 15 de nov.de 2013.
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos, SPINK, Peter. (Org). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial, 2. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1998
DUTRA, J. S. Administração de carreiras. São Paulo: Atlas, 1996.
FREITAS, Henrique. et al. O método de pesquisa survey. São Paulo: Revista de Administração. v. 35 n.3 p. 105-112, 2000.
GOMES, Carlos Francisco Simões; ALVES, Marcia Rodrigues. Uma Abordagem Comparativa Dos Planos De Carreiras E Cargos Do Magistério Superior Federal. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427, v. 5, n. 2, 2015.
LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira de professores. In: ESTRELA, T. (org.).Viver e construir a profissão docente. Porto: Editora, 1997.
LOUREIRO, Maria Rita; ABRÚCIO, Fernando Luiz; PACHECO, Regina Sílvia. Burocracia e política no Brasil: desafios para a ordem democrática do século XXI. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.
MARTINS, M. A. G. Políticas de carreiras e subjetividades nos indivíduos. São Paulo: FGV/EAESP, 1995.
MARTINS, H. T. Gestão de Carreiras na era do conhecimento: Abordagem Conceitual & Resultados de Pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
MARTINS, Paulo Fernando de Melo. Carreira e formação de professores no Tocantins: da percepção dos licenciandos da UFT aos planos de carreira e remuneração do magistério público. [Tese de Doutorado]. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Goodman, 2006. 720p
NASCIMENTO, A. de L. do; EMMENDOERFER, M. L.; GAVA, R. Antecedentes do comprometimento no trabalho: a percepção de um grupo de gestores públicos sobre o papel da justiça organizacional, do suporte organizacional e social. XXXVI Encontro da Anpad: Rio de Janeiro, 2012
OLIVEIRA, M. A. P. S., LIMA, S. M. V., & BORGES-ANDRADE, J. E. Comprometimento no trabalho e produção científica entre pesquisadores brasileiros. Revista de Administração, n.34 , p. 12-20, 1999.
REGO, Arménio; CUNHA, Miguel Pinha; SOUTO, Solange. Espiritualidade nas Organizações e Comprometimento Organizacional. RAE-eletrônica, v. 6, n. 2, Art. 12, jul./dez. 2007.
TOHÁ, Carolina; SOLARI, Ricardo. A modernização do Estado e a gerência pública. Revista do Serviço Público/Escola Nacional de Administração Pública- v.1, p.84-103 (Set-Dez/1997). Brasília: ENAP
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.