O PLANO DE CARREIRA DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS: o caso de uma Universidade Federal do norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p584

Palavras-chave:

Universidade, carreira, qualificação

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a percepção dos técnicos administrativos sobre a política de capacitação, qualificação e treinamento de uma universidade federal do Norte do Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. As informações foram coletadas por meio da aplicação de questionários, respondidos por 323 servidores. As categorias analisadas foram: política de capacitação e qualificação, grau de conhecimento dos servidores técnico-administrativos no tocante à carreira, e nível de satisfação destes servidores com o seu plano de desenvolvimento. Os dados apontaram que a universidade pesquisada tem um quadro de pessoal jovem bem capacitado, porém insatisfeito quanto à política de qualificação e capacitação da instituição.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba  e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Realizou estágio doutoral no ISCTE/IUL em Lisboa - PT. Atualmente é professora adjunto II da Fundação Universidade Federal do Tocantins e do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas. E-mail: analucia@uft.edu.br.

Erica Lissandra Bertolossi Dantas, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e pró-reitora de gestão e desenvolvimento de pessoas da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: ericalissandra@uft.edu.br. 

Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela UnB. Realizou estágio doutoral na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP  e Graduação em Ciências Sociais pela UFG. Professora Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins, lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. E-mail: monicars@mail.uft.edu.br.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

MEDEIROS, Ana Lúcia; DANTAS, Erica Lissandra Bertolossi; SILVA, Mônica Aparecida da Rocha. O PLANO DE CARREIRA DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS: o caso de uma Universidade Federal do norte do Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 584–618, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p584. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3445. Acesso em: 22 jul. 2024.