A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: conceitos e propostas de um currículo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p456

Mots-clés :

Currículo, Integração Curricular, Educação Infantil.

Résumé

Abordaremos de forma breve o desenvolvimento do Currículo Nacional no Brasil para a Educação Infantil, bem como este se apresenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Explanaremos os princípios e propostas de uma integração curricular, compreendendo os processos políticos relacionados ao currículo, e ilustrando-o como possível caminho para uma integralização curricular para esse nível de ensino. Com os estudos e discussões propostos pela BNCC, vemos a possibilidade dessa alfabetização de nível de ensino, retornar a uma ação assistencialista, reduzindo-a ao cuidar. É necessário dar a devida atenção a Educação Infantil, compreendendo que essa cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC), Mestre em Ciências do Ambiente UFT, Graduado em Ciências Biológicas (CEULP/ULBRA). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (UFT) E-mail: eduardo@uft.edu.br.

Jil-vanny da Silva Cunha Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFT).E-mail: jilvanny@uft.edu.br.

Rogério de Sousa Cunha, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFT). E-mail: bmoperacional@yahoo.com.br

Références

AIRES, J. A. Integração Curricular e Interdisciplinaridade: Sinônimos? Educ. Real Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 215-230, jan./abr., 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade> Acesso em: 04 de maio de 2013

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

LOPES, A.R.C. Políticas de Integração Curricular. ? Ed. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2008.

LOPES, Alice Casimiro, (2002c). Identidades pedagógicas projetadas pela reforma do ensino médio no Brasil. In: MOREIRA, Antonio Flavio, MACEDO, Elizabeth (orgs.). Currículo, práticas pedagógicas e identidades – v. 1. Porto: Porto, p. 93-118.

MOREIRA, A. F. B. (2001) Currículo, cultura. Educar, Curitiba, n. 17, p. 39-52. 2001. Editora da UFPR

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimentos-Perspectiva atuais. Belo Horizonte, Novembro de 2010.

PACHECO, J. A. (Org.). Políticas de integração curricular. Porto: Porto Editora, 2000.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: O currículo Integrado. Porto Alegre: Editora ArtMed, 1998.

Publié-e

2016-10-30

Comment citer

CEZARI, Eduardo; SOUSA, Jil-vanny da Silva Cunha; CUNHA, Rogério de Sousa. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: conceitos e propostas de um currículo. Observatoire Journal, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 456–475, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p456. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2582. Acesso em: 22 nov. 2024.