EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: ensinamentos para educadores(as) que ousam educar para a liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a33pt

Palavras-chave:

Educação Democrática, Bell Hooks, Paulo Freire, Diálogo

Resumo

As reflexões inscritas neste artigo, orientado por um estudo qualitativo, articulam pensamentos de Hooks e Freire que provocam o sistema educacional estadunidense e brasileiro na tecitura criativa de uma educação democrática. A questão: Como educadoras(es) podem transformar práticas autoritárias e desumanas, promovidas e encorajadas por muitas instituições de ensino, em uma práxis educativa democrática? Busca compreender como os conceitos de educação democrática e de educador(a) democrático(a), presentes nos ensinamentos de Hooks e Paulo Freire, anunciam a possibilidade de transformação das práticas autoritárias em práticas democráticas no ensino.

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Biografia do Autor

Teresa Christina, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Terapia Ocupacional pela UEPA.

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). 

 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM- Iztapalapa - México. Docente do PPGED da Universidade do Estado do Pará. 

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

BEZERRA, Teresa Christina da Cruz; RODRIGUES, Kássya Christinna Oliveira; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: ensinamentos para educadores(as) que ousam educar para a liberdade. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a33, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a33pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19234. Acesso em: 5 dez. 2025.