A história oral visita o cinema: Que bom te ver viva e Los Rubios
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p118Mots-clés :
Cinema, História oral, Que bom te ver viva; Los rubiosRésumé
Este artigo relaciona o cinema, como meio de comunicação, à história oral e seus entrelaçamentos com a história do tempo presente, atentando para os testemunhos, utilizados como recurso estético e político nos filmes Que bom te ver viva, da cineasta brasileira Lúcia Murat, e Los rubios, da argentina Albertina Carri. Podendo ser categorizadas como documentários-ficção, ambas as realizações lidam com os traumas resultantes da violência ditatorial em seus países de origem, na segunda metade do século XX. Em que medida servem estes filmes como fontes para estudos que se apoiam na história oral é o que pretendemos discutir neste artigo.
Téléchargements
Références
AGUILAR, Gonzalo. Por un cine bastardo: apuntes sobre el cine argentino. Conferência. Colóquio Internacional Tempo e Movimento - imagens argentinas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 05.10.2010.
MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Mônica A. (org.) História e Documentário. São Paulo: FGV, 2012.
POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Estudos Históricos. Vol.2, n.3, Rio de Janeiro, 1989, p. 3-15.
PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos: narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo. Dossiê teoria e metodologia. Vol.1, n.2. Rio de Janeiro: UFF/Relume Dumará, 1996.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, UFMG, 2007.
SOARES, Mariza de Carvalho; FERREIRA, Jorge. A História vai ao Cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Referências fílmicas
Que bom te ver viva. Brasil, 1989. Direção: Lúcia Murat. 100 min.
Los rubios. Argentina, 2003. Direção: Albertina Carri. 89 min.
Papá Iván. Argentina-México, 2004. Direção: María Ignés Roqué. 55 min.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.