UM MUNDO DE PRINCESAS E SUPER-HERÓIS: representações de gênero em encarte publicitário
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p163Mots-clés :
Representações de Gênero, Dia das Crianças., Publicidade, Dia das CriançasRésumé
O presente texto apresenta uma reflexão sobre papéis de gênero transmitidos na publicidade direcionada ao público infantil. O material analisado foi o encarte publicitário de uma rede de lojas divulgado por ocasião do dia das crianças, em 2014. O estudo buscou perceber a maneira como são retratadas as imagens das meninas e dos meninos no referido material. A análise do material evidenciou uma forma polarizada ao retratar as crianças. A avaliação do material permitiu perceber uma associação dos meninos ao universo da aventura através de mercadorias com apelo aos super-heróis e as meninas ao universo da beleza materializado a partir de produtos ligados às princesas. Foi possível perceber que o encarte veiculou modelos estereotipados de feminilidade e de masculinidade.
Téléchargements
Références
CARDOSO, A. Uma perspectiva parental sobre a influência das crianças na compra de vestuário. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. 2005, p.162-190.
CASTRO, L.R. Consumo e a infância barbarizada: elementos da modernização brasileira? In: Castro, L.R. (org.) Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 1998. p.56-74.
FELIPE, J. Entre tias e tiazinhas: pedagogias culturais em circulação. [on line] http://www.ufrgs.br/faced/geerg/Tias.html. Arquivo capturado em 21/07/01.
MCCRACKEN, G. Vestuário como linguagem. In: Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MOCARZEL, Marcelo e TEIXEIRA, Lucy. A publicidade infantil na televisão: os caminhos do consumo para crianças. In: Seminário Internacional – As redes educativas e as tecnologias, 6., 2011. Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2011.
ROCHA, E.P.G. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SABAT. R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Estudos Feministas, v.9, n.1, p.9-21, 2001.
SAMPAIO, I. S. V. Televisão, publicidade e infância. São Paulo: Annablume, 2000.
SANTOS, A. O feérico e o bestiário: sugestões para a construção do gênero. Horizonte, v.XVI, n.91, Jan./fev. 2000, p.22-26.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre: UFRGS. Educação e Realidade. 1990. p.5-22
WILLIS, S. O gênero visto como produto. In: Cotidiano: para começo de conversa. São Paulo: Graal. 1997. p. 5-54.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.