Comunicação de Dilma Rousseff: crise e mídias sociais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251

Mots-clés :

Dilma Rousseff, Comunicação, Mídias sociais, midiatização.

Résumé

A ideia que motiva este artigo é refletir sobre a comunicação política do segundo mandato da presidenta Dilma, no contexto de um Brasil em crescente processo de midiatização. As interações que se dão nas sociedades em processo de midiatização são por vezes surpreendentes. Após o fenômeno que ficou conhecido como “panelaço”, em sua fala no Dia das Mulheres (8 de março de 2015), a Presidência da República mudou meio e formato de comunicação, chegando à decisão de comunicar sua mensagem no dia 1o de maio, Dia do Trabalho, somente nas mídias sociais, e não pela televisão e pelo rádio, como em anos anteriores.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

ARABIE BEZRI HERMONT, Pontifícia Universidade Católica - MINAS

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PUC-Minas). Bacharel em Comunicação Social e licenciada em Letras; mestre e doutora em Linguística (UFRJ). E-mail: arabie@uol.com.br

ANICE BEZRI PENNINI, Pontifícia Universidade Católica - MINAS

Mestre em Comunicação Social (PUC Minas); especialista em Marketing (FGV); jornalista e analista de pesquisas de opinião pública. E-mail: anicepesquisa@gmail.com.

Références

AZEVEDO, Reinaldo; NAVARRO, Silvio. Veja.com, 9 de março de 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/Veja/photos/pb.109597815616.-2207520000.1438801640./10152981788675617/?type=3&theater Acesso em: 5 ago. 2015.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

BRAGA, José Luiz. Constituição do Campo da Comunicação. Revista Verso e Reverso, Unisinos, São Leopoldo (RS), v. XXV, n. 58: 62-77, 2011.

BRASIL, Felipe Moura. Dilma amarela. Cardozo e Rosseto dão um show de cinismo na TV. Veja.com, 15 de março de 2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/cultura/dilma-amarela-cardozo-e-rossetto-dao-um-show-de-cinismo-na-tv/ Acesso em: 6 ago. 2015.

CARDON, Dominique. A Democracia Internet: promessas e limites. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

CASTELLS, Manoel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DATAFOLHA, Aprovação a governo Dilma cai e reprovação a petista dispara, UOL. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2015/02/1587329-aprovacao-a-governo-dilma-rousseff-cai-e-reprovacao-a-petista-dispara.shtml. Acesso em: 5 ago.2015.

FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista Matrizes,USP, São Paulo, n. 2: p. 89-105, 2008.

FAUSTO NETO, Antonio. Epistemologia do ziguezague. Primeiro Seminário de epistemologia e pesquisa em comunicação, Unisinos, São Leopoldo (RS), n. 1: p. 79-93, 2009a.

FAUSTO NETO, Antonio. Olhares sobre a recepção através das bordas da circulação. Anais do XVIII Encontro Anual da Compós, PUC-MG, Belo Horizonte (MG), jun. 2009b.

MARINI, Alexandre. Uma manifestação impopular. Observatório da Imprensa, ed. 864, março 2013,. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/_ed842_uma_manifestacao_impopular/. Acesso em: 5 ago. 2015.

PATU, Gustavo; CUCOLO, Eduardo; FERNANDES, Sofia. Tributo cobrado de empresas sobe até 150% com ajuste fiscal. Folha de S. Paulo, Brasília, 28 de fevereiro de 2015, caderno mercado. Disponível em: https://www.facebook.com/folhadesp/photos/pb.100114543363891.-2207520000.1438780140./1019997671375569/?type=3&theater. Acesso: 5 ago. 2015.

SIGNATES, Luiz. Limites e Possibilidades: os caminhos da comunicação social na obra de Jürgen Habermas. Anais do X Encontro Anual da Compós, USP, São Paulo, 2001.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2004.

Publié-e

2016-05-30

Comment citer

HERMONT, ARABIE BEZRI; PENNINI, ANICE BEZRI. Comunicação de Dilma Rousseff: crise e mídias sociais. Observatoire Journal, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 251–274, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1766. Acesso em: 22 nov. 2024.