DILMA ROUSSEFF COMMUNICATION: crisis and social media
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251Keywords:
Dilma Rousseff, Communication, Social mediaAbstract
The idea that motivates this paper is to discuss the political communication in second term of President Dilma, in the context of Brazil in growing process of mediatization. The interactions that take place in societies that are in process of mediatization are sometimes surprising. After the phenomenon that became known as "panelaço", dur- ing the speech at the Women's Day (8 March 2015) , the presidency changed com- munication format, with the decision of communicate its message on May 1, Labor Day, only in social media, and not by television and radio, as in previous years.Downloads
References
AZEVEDO, Reinaldo; NAVARRO, Silvio. Veja.com, 9 de março de 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/Veja/photos/pb.109597815616.-2207520000.1438801640./10152981788675617/?type=3&theater Acesso em: 5 ago. 2015.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
BRAGA, José Luiz. Constituição do Campo da Comunicação. Revista Verso e Reverso, Unisinos, São Leopoldo (RS), v. XXV, n. 58: 62-77, 2011.
BRASIL, Felipe Moura. Dilma amarela. Cardozo e Rosseto dão um show de cinismo na TV. Veja.com, 15 de março de 2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/cultura/dilma-amarela-cardozo-e-rossetto-dao-um-show-de-cinismo-na-tv/ Acesso em: 6 ago. 2015.
CARDON, Dominique. A Democracia Internet: promessas e limites. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
CASTELLS, Manoel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
DATAFOLHA, Aprovação a governo Dilma cai e reprovação a petista dispara, UOL. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2015/02/1587329-aprovacao-a-governo-dilma-rousseff-cai-e-reprovacao-a-petista-dispara.shtml. Acesso em: 5 ago.2015.
FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista Matrizes,USP, São Paulo, n. 2: p. 89-105, 2008.
FAUSTO NETO, Antonio. Epistemologia do ziguezague. Primeiro Seminário de epistemologia e pesquisa em comunicação, Unisinos, São Leopoldo (RS), n. 1: p. 79-93, 2009a.
FAUSTO NETO, Antonio. Olhares sobre a recepção através das bordas da circulação. Anais do XVIII Encontro Anual da Compós, PUC-MG, Belo Horizonte (MG), jun. 2009b.
MARINI, Alexandre. Uma manifestação impopular. Observatório da Imprensa, ed. 864, março 2013,. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/_ed842_uma_manifestacao_impopular/. Acesso em: 5 ago. 2015.
PATU, Gustavo; CUCOLO, Eduardo; FERNANDES, Sofia. Tributo cobrado de empresas sobe até 150% com ajuste fiscal. Folha de S. Paulo, Brasília, 28 de fevereiro de 2015, caderno mercado. Disponível em: https://www.facebook.com/folhadesp/photos/pb.100114543363891.-2207520000.1438780140./1019997671375569/?type=3&theater. Acesso: 5 ago. 2015.
SIGNATES, Luiz. Limites e Possibilidades: os caminhos da comunicação social na obra de Jürgen Habermas. Anais do X Encontro Anual da Compós, USP, São Paulo, 2001.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.