COMUNICACIÓN DE DILMA ROUSSEFF: crisis y redes sociales
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251Palabras clave:
Dilma Rousseff, Comunicación, Redes socialesResumen
La idea que motiva este trabajo es discutir la comunicación política de presidenta Dilma, en el contexto dei Brasil en proceso de crecimiento de la mediatización. Las interacciones que se producen en las sociedades en proceso de mediatización son a veces sorprendentes. Después dei fenómeno "panelaço" en su discurso en el Dia de la Mujer (8 de marzo de 2015), la presidência cambio el formato de comunicación, con la decisión de comunicar su mensaje em el 1 de mayo, Dia dei Trabajo, sólo en las redes sociales, y no por la televisión y la radio, como en anos anteriores.Descargas
Citas
AZEVEDO, Reinaldo; NAVARRO, Silvio. Veja.com, 9 de março de 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/Veja/photos/pb.109597815616.-2207520000.1438801640./10152981788675617/?type=3&theater Acesso em: 5 ago. 2015.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
BRAGA, José Luiz. Constituição do Campo da Comunicação. Revista Verso e Reverso, Unisinos, São Leopoldo (RS), v. XXV, n. 58: 62-77, 2011.
BRASIL, Felipe Moura. Dilma amarela. Cardozo e Rosseto dão um show de cinismo na TV. Veja.com, 15 de março de 2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/cultura/dilma-amarela-cardozo-e-rossetto-dao-um-show-de-cinismo-na-tv/ Acesso em: 6 ago. 2015.
CARDON, Dominique. A Democracia Internet: promessas e limites. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
CASTELLS, Manoel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
DATAFOLHA, Aprovação a governo Dilma cai e reprovação a petista dispara, UOL. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2015/02/1587329-aprovacao-a-governo-dilma-rousseff-cai-e-reprovacao-a-petista-dispara.shtml. Acesso em: 5 ago.2015.
FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista Matrizes,USP, São Paulo, n. 2: p. 89-105, 2008.
FAUSTO NETO, Antonio. Epistemologia do ziguezague. Primeiro Seminário de epistemologia e pesquisa em comunicação, Unisinos, São Leopoldo (RS), n. 1: p. 79-93, 2009a.
FAUSTO NETO, Antonio. Olhares sobre a recepção através das bordas da circulação. Anais do XVIII Encontro Anual da Compós, PUC-MG, Belo Horizonte (MG), jun. 2009b.
MARINI, Alexandre. Uma manifestação impopular. Observatório da Imprensa, ed. 864, março 2013,. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/_ed842_uma_manifestacao_impopular/. Acesso em: 5 ago. 2015.
PATU, Gustavo; CUCOLO, Eduardo; FERNANDES, Sofia. Tributo cobrado de empresas sobe até 150% com ajuste fiscal. Folha de S. Paulo, Brasília, 28 de fevereiro de 2015, caderno mercado. Disponível em: https://www.facebook.com/folhadesp/photos/pb.100114543363891.-2207520000.1438780140./1019997671375569/?type=3&theater. Acesso: 5 ago. 2015.
SIGNATES, Luiz. Limites e Possibilidades: os caminhos da comunicação social na obra de Jürgen Habermas. Anais do X Encontro Anual da Compós, USP, São Paulo, 2001.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.