O jornalismo hiperlocal como mediador do empoderamento feminino
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p160Mots-clés :
Jornalismo Hiperlocal, Economia Política da Comunicação, Cultura Digital, Identidade, FeminismoRésumé
A convergência e o hiperlocal podem ser analisados como elementos que impulsionam o desenvolvimento jornalístico nos ambientes digitais possibilitando a valorização do local e o reforço de identidades, que passam a configurar como fonte básica de significado social em contraste ao processo habitual dos mass media. A efetivação desse cenário emergente será observada como possível novo espaço para o reforço da representação feminina e a ampliação de espaços para os processos de empoderamento e compartilhamento de identidades. Para tanto, serão revistas as literaturas sobre os temas apresentados e uma análise do caso observado nos media online de Bauru, cidade do interior paulista.
Téléchargements
Références
ALBORNOZ, Luis. Los diarios online de información general: el caso de los grandes
periódicos en español. 2005. Tese (Doutorado em Comunicación Audiovisual y Publicidad) - Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid, Madri.
ANDERSON, C. W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Jornalismo Pós Industrial. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, p.30-89, abril-junho.2013. Disponível em: Acesso em 25. Abr.2015.
BAINES, David. Hyper-local news: A glue to hold rural communities together?,
Local Economy, vol. 27 n. 2 152-166, 2012, disponível em: . Acesso em: 29 ago.2015
BAÑÓN, S.H. Ciberfeminismo: de virtual a político. Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, 2013, p. 451-461
BARBOSA, S. A informação de proximidade no jornalismo on-line. Contracampo (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, v. 7, p. 47-64, 2002.
BARBOSA, S. Os conteúdos locais no jornalismo digital. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte, MG, set. 2003. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP02_barbosa_suzana.pdf . Acesso em: 20 jun. 2015.
BOIX, Montserrat; MIGUEL, Ana de. Os gêneros da rede: os ciberfeminismos. In: NATANSHON, Graciela. Internet em Código Feminino: Teorias e Práticas. Buenos Aires, La Crujía Ediciones, 2013, pp.39-76 [http://www.genderit.org/sites/default/upload/livrogiga_internet_cod_fe m_ptbr.pdf. Acesso em: 29 ago.2015
BOLAÑO, César Ricardo. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.
BOLAÑO, César Ricardo. Jornalismo Online: reflexões a partir da Economia Política da Comunicação. Verso e Reverso, São Leopoldo, n. 43, jan.-maio 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 Set. 2015
BRUNS, A.; WILSON, J.; SAUNDERS, B. Building Spaces for Hyperlocal Citizen Journalism. In: AoIR: Internet Research 9.0, out. 2008, Copenhagen, Dinamarca. Disponível
em: . Acesso em: 21 jun. 2015
BRITTOS, Valério. Políticas de comunicação, videodifusão e democracia no Brasil. São Leopoldo: Unisinos, 2006. Mimeografado.
CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de Proximidade. Coimbra: MinervaCoimbra, 2002.
CARVALHO, Juliano M.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87
CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder, 6ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.
CASTILHO, C. Jornalismo Hiperlocal ganha adeptos na grande imprensa. Observatório da Imprensa. Disponível em Acesso em 25. abr. 2015
____________. Jornalismo hiperlocal: luz no fim do túnel. Observatório da Imprensa. Disponível em Acesso 25. abr. 2015.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. Nova Esfera Conversacional. In: Dimas A Künsch, D.A, da Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.
LEMOS, C.E.B; PEREIRA,R.M. Jornalismo hiperlocal no contexto multimídia: um relato da experiência do jornal-laboratório Contramão Online. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo, 2011.
LEVY, D. A. L.; NEWMAN, N. Reuters Institute News Report 2014. University of Oxford: Oxford, 2014.
PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2005. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf. Acesso em 15 jun. 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.