Concepções e estratégias da aprendizagem participativa na educação a distância (EAD): contribuição das práticas dialógicas e comunicacionais para a autonomia discente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80

Mots-clés :

Educação a distância, tecnologia educacional, aprendizagem participativa, autonomia, dialogia

Résumé

A partir da premissa de que a efetivação de iniciativas de educação a distância (EaD) tem mantido práticas instrucionistas características da educação tradicional, com a pouca participação e envolvimento dos alunos para a consecução dos modelos pedagógicos progressistas nos quais estes mesmos projetos se baseiam, investigamos o conceito de aprendizagem participativa, a partir de suas concepções teóricas, assim como das estratégias para sua implementação. Além de promover a autonomia dos estudantes, tais princípios se justificam pela redução dos índices de evasão e de falta de motivação característicos desta modalidade. Especificamente, buscamos evidenciar as práticas dialógicas e comunicacionais, no contexto da interatividade dos ambientes tecnológicos como fonte de engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.Professor Adjunto II do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes).

Références

ALUNOS REPROVAM ENSINO A DISTÂNCIA NA UFPE. Jornal do Commercio [online], Cidades,

ago. 2013. Disponível em:

<http://jconline.nel0.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2013/08/03/alunos-

reprovam-ensino-a-distancia-na-ufpe-92405.php>. Acesso em 7 mar. 2013.

ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line.

Revista Brasileira de Educação [online], v. 12, n. 36 set./dez. 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/vl2n36/al0vl236.pdf>. Acesso em 9 set. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Conselho Deliberativo. Resolução CD/FNDE n° 26, de 5 de junho de 2009 [online].

Disponível em:

<http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downioads/legislacao/resoiucao_fnde_n26.pdf

>. Acesso em: 28 ago. 2012.

CAPDEFERRO, N, ROMERO, M. Are online iearners frustrated with collaborative learning

experiences? The International Review of Research in Open and Distance Learning,

[online], 13, fev. 2012. Disponível em:

<http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1127/2179>. Acesso em 18 set. 2012.

CARVALHO, A. B. G. O curso de Licenciatura em Geografia no âmbito do Pró-Licenciatura e a

m de paradigma na formação dos professores. In: VII Encontro Nacional da Anpege -

Espacialidades Contemporâneas, o Brasil, a América Latina e o Mundo, Niterói, 2007.

. A Educação a Distância e a formação de professores na

perspectiva dos estudos culturais (Tese de Doutrado). João Pessoa: Universidade Federal

da Paraíba, 2009.

CONRAD, R-M; DONALD, J. A. Engaging the online learner: activities and resources for

Creative instruction, 2004. (Jossey-Bass Guides to Online Teaching and Learning).

DeAQUINO, C. T. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

DUMKE, G. S. Chancellor s executlve order 338. Califórnia State University, Chancelior's

Office: Long Beach, 1980.

FARIA, E. T. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. (Tese de

Doutorao). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.

HARRIS, L. R. A phenomenographic investigation of teacher conceptions of student

engagement in learning. The Australlan Educatlonal Researcher [online], v. 35, n. 1, abr.

Disponível em: <http://ceep.indiana.edu/hssse/Harris.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.

HODGE, D. C; BAXTER, M. B. M.; HAYNES, C, A. Engaged learning: enabling self-authorship

and effective practice. Liberal Educatlon and Effectlve Practlce [online]. Disponível em:

<http://www.clarku.edu/research/mosakowskiinstitute/conferences/marl2/papers/Hodge.pdf

>. Acesso em 12 set. 2011.

JONES, B. F.; VALDEZ, G.; NOWAKOVSKI, J.; RASMUNSSEN, C. Pluglng ln: choosing and using

educational technology. Oak Brook, Council for Educational Development and Research-

North Central Regional Educational Laboratory, 1995.

PESCE, L. M. Dialogia digital: em busca de novos caminhos à formação de educadores, em

ambientes telemáticos. In: 27 a Reunião da ANPED, Caxambu, 21 a 24 de novembro de 2011.

Anais.. .Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t0812.pdf>. Acesso em 2

jun. 2013.

MAIA, C. Na rede sim, na educação não. Revista Fonte - A Educação e as Novas

Tecnologias Digitais [online], p. 63-66, dez. 2008. Disponível em:

. Acesso em 14 jun. 2010.

MANDERNACH, B. J. The role of instructor interactivity in promoting criticai thinking in online

and face-to-face classrooms. MERLOT Journal of Online Learning and Teachlng, v. 5, n. 1,

mar. 2009. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol5nol/mandernach_0309.htm>. Acesso

em 12 mai. 2012.

MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO M;

BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.

-173.

McKENZIE, J. Beyond bamboozlement. From Now On: The Educatlonal Technology

Journal, v. 12, n. 8, nov. 2003. [online] Disponível em:

<http://www.fno.org/apr03/bamboozlement.html>. Acesso em 12 maio 2012.

OLIVEIRA, V. C. Avaliação da aprendizagem na educação a distância online: um estudo

sobre as concepções docentes (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em

Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco,

.

OSER, F. K.; BAERISWYL, F. J. Choreographies of teaching: bridging instruction to learning. In

RICHARDSON, Virgínia (org). Handbook of research on teaching. 4. ed. Washington:

American Educational Research Association (AREA), 2001. p. 1031-1065.

PALLOF, R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto

Alegre: Artmed, 2002.

PARISIO, M. L. University teachers' conceptions of learning through online discussion:

preliminary findings. In C. H. Steel, M. J. Keppell, P. Gerbic & S. Housego (ed.) Curriculum,

technology & transformation for an unknown future. Proceedings ASCILITE, Sidney, 2010

(pp. 733-737). Disponível em: <http://ascilite.org.au/conferences/sydneylO/procs/Parisio-

concise.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.

PONTES, M. F. C. et. ai Variables Related to undergraduate students preference for distance

education classes. Online Journal of Distance Learning Administration [online], v. 13, n. 2,

verão 2010. Disponível em:

<http://www.westga.edu/~distance/oidla/summerl32/pontes pontesl32.html>. Acesso em

mar. 2014.

REVISTA PAIDÉKô). Entrevista com os professores Marcos Silva e Edméa Santos. Revista

Paidéi@ [online], Santos, v. n. 1, 2008. Disponível em:

ew&path[] = 31&path[]=22>. Acesso em 2 jun. 2013.

SABBATINI, M. Ecos freireanos no ciberespaço: o pensamento pedagógico de Paulo Freire

como subsídio teórico da Educação a Distância (EaD) In: Paulo Freire em debate. Recife:

Editora Universitária UFPE, 2013, p. 189-214. (a)

SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 9 ed. São Paulo:

Best Seller, 2000.

SILVA, C. L. Coreografias e estratégias didáticas online e suas relações com os enfoques

e estilos de aprendizagem docentes e discentes. (Dissertação de Mestrado). Programa de

Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal

de Pernambuco, 2012.

SILVA, J. S. A ação docente na EaD: a mediação do tutor entre o discurso e a prática.

(Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e

Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

SOUZA, A. R. B.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Mediação pedagógica na educação a distância:

entre enunciados teóricos e práticas construídas. Diálogo Educacional [online], Curitiba, v.

, n. 24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em:

<http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?ddl = 2009&dd99=view>. Acesso em 11 mar.

VALENTE, J. A. Ampliando o leque de possibilidades pedagógicas. Fonte, n. 8, dez. 2008.

Disponível em:

< http://www.prodemge.gov.br/images/stories/volumes/volume8/ucpjosearmandova lente. p

df>. Acesso em 11 jun. 2010.

WILLMS, J. D. Student engagement at school: a sense of belonglng and partlclpatlon

(Hesults from PISA 2000). Paris: OECD, 2003. Disponível em:

<http://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33689

pdf>. Acesso em 8 mar. 2014.

VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKY, J. P.;

MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. (Org.). XII ENDIPE - Conhecimento Local e conhecimento

universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 57-81.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZABALZA, M. Á. Competências docentes dei profesorado universitário: calidad y esarrollo

profesional. 2 ed. Madrid, Espana: Narcea, 2009.

Publié-e

2015-12-26

Comment citer

SABBATINI, Marcelo. Concepções e estratégias da aprendizagem participativa na educação a distância (EAD): contribuição das práticas dialógicas e comunicacionais para a autonomia discente. Observatoire Journal, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 80–99, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1538. Acesso em: 24 nov. 2024.