Concepções e estratégias da aprendizagem participativa na educação a distância (EAD): contribuição das práticas dialógicas e comunicacionais para a autonomia discente
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80Mots-clés :
Educação a distância, tecnologia educacional, aprendizagem participativa, autonomia, dialogiaRésumé
A partir da premissa de que a efetivação de iniciativas de educação a distância (EaD) tem mantido práticas instrucionistas características da educação tradicional, com a pouca participação e envolvimento dos alunos para a consecução dos modelos pedagógicos progressistas nos quais estes mesmos projetos se baseiam, investigamos o conceito de aprendizagem participativa, a partir de suas concepções teóricas, assim como das estratégias para sua implementação. Além de promover a autonomia dos estudantes, tais princípios se justificam pela redução dos índices de evasão e de falta de motivação característicos desta modalidade. Especificamente, buscamos evidenciar as práticas dialógicas e comunicacionais, no contexto da interatividade dos ambientes tecnológicos como fonte de engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
Téléchargements
Références
ALUNOS REPROVAM ENSINO A DISTÂNCIA NA UFPE. Jornal do Commercio [online], Cidades,
ago. 2013. Disponível em:
<http://jconline.nel0.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2013/08/03/alunos-
reprovam-ensino-a-distancia-na-ufpe-92405.php>. Acesso em 7 mar. 2013.
ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line.
Revista Brasileira de Educação [online], v. 12, n. 36 set./dez. 2007. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/vl2n36/al0vl236.pdf>. Acesso em 9 set. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Conselho Deliberativo. Resolução CD/FNDE n° 26, de 5 de junho de 2009 [online].
Disponível em:
<http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downioads/legislacao/resoiucao_fnde_n26.pdf
>. Acesso em: 28 ago. 2012.
CAPDEFERRO, N, ROMERO, M. Are online iearners frustrated with collaborative learning
experiences? The International Review of Research in Open and Distance Learning,
[online], 13, fev. 2012. Disponível em:
<http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1127/2179>. Acesso em 18 set. 2012.
CARVALHO, A. B. G. O curso de Licenciatura em Geografia no âmbito do Pró-Licenciatura e a
m de paradigma na formação dos professores. In: VII Encontro Nacional da Anpege -
Espacialidades Contemporâneas, o Brasil, a América Latina e o Mundo, Niterói, 2007.
. A Educação a Distância e a formação de professores na
perspectiva dos estudos culturais (Tese de Doutrado). João Pessoa: Universidade Federal
da Paraíba, 2009.
CONRAD, R-M; DONALD, J. A. Engaging the online learner: activities and resources for
Creative instruction, 2004. (Jossey-Bass Guides to Online Teaching and Learning).
DeAQUINO, C. T. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2007.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
DUMKE, G. S. Chancellor s executlve order 338. Califórnia State University, Chancelior's
Office: Long Beach, 1980.
FARIA, E. T. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. (Tese de
Doutorao). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.
HARRIS, L. R. A phenomenographic investigation of teacher conceptions of student
engagement in learning. The Australlan Educatlonal Researcher [online], v. 35, n. 1, abr.
Disponível em: <http://ceep.indiana.edu/hssse/Harris.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.
HODGE, D. C; BAXTER, M. B. M.; HAYNES, C, A. Engaged learning: enabling self-authorship
and effective practice. Liberal Educatlon and Effectlve Practlce [online]. Disponível em:
<http://www.clarku.edu/research/mosakowskiinstitute/conferences/marl2/papers/Hodge.pdf
>. Acesso em 12 set. 2011.
JONES, B. F.; VALDEZ, G.; NOWAKOVSKI, J.; RASMUNSSEN, C. Pluglng ln: choosing and using
educational technology. Oak Brook, Council for Educational Development and Research-
North Central Regional Educational Laboratory, 1995.
PESCE, L. M. Dialogia digital: em busca de novos caminhos à formação de educadores, em
ambientes telemáticos. In: 27 a Reunião da ANPED, Caxambu, 21 a 24 de novembro de 2011.
Anais.. .Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t0812.pdf>. Acesso em 2
jun. 2013.
MAIA, C. Na rede sim, na educação não. Revista Fonte - A Educação e as Novas
Tecnologias Digitais [online], p. 63-66, dez. 2008. Disponível em:
. Acesso em 14 jun. 2010.
MANDERNACH, B. J. The role of instructor interactivity in promoting criticai thinking in online
and face-to-face classrooms. MERLOT Journal of Online Learning and Teachlng, v. 5, n. 1,
mar. 2009. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol5nol/mandernach_0309.htm>. Acesso
em 12 mai. 2012.
MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO M;
BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.
-173.
McKENZIE, J. Beyond bamboozlement. From Now On: The Educatlonal Technology
Journal, v. 12, n. 8, nov. 2003. [online] Disponível em:
<http://www.fno.org/apr03/bamboozlement.html>. Acesso em 12 maio 2012.
OLIVEIRA, V. C. Avaliação da aprendizagem na educação a distância online: um estudo
sobre as concepções docentes (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco,
.
OSER, F. K.; BAERISWYL, F. J. Choreographies of teaching: bridging instruction to learning. In
RICHARDSON, Virgínia (org). Handbook of research on teaching. 4. ed. Washington:
American Educational Research Association (AREA), 2001. p. 1031-1065.
PALLOF, R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
PARISIO, M. L. University teachers' conceptions of learning through online discussion:
preliminary findings. In C. H. Steel, M. J. Keppell, P. Gerbic & S. Housego (ed.) Curriculum,
technology & transformation for an unknown future. Proceedings ASCILITE, Sidney, 2010
(pp. 733-737). Disponível em: <http://ascilite.org.au/conferences/sydneylO/procs/Parisio-
concise.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.
PONTES, M. F. C. et. ai Variables Related to undergraduate students preference for distance
education classes. Online Journal of Distance Learning Administration [online], v. 13, n. 2,
verão 2010. Disponível em:
<http://www.westga.edu/~distance/oidla/summerl32/pontes pontesl32.html>. Acesso em
mar. 2014.
REVISTA PAIDÉKô). Entrevista com os professores Marcos Silva e Edméa Santos. Revista
Paidéi@ [online], Santos, v. n. 1, 2008. Disponível em:
ew&path[] = 31&path[]=22>. Acesso em 2 jun. 2013.
SABBATINI, M. Ecos freireanos no ciberespaço: o pensamento pedagógico de Paulo Freire
como subsídio teórico da Educação a Distância (EaD) In: Paulo Freire em debate. Recife:
Editora Universitária UFPE, 2013, p. 189-214. (a)
SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 9 ed. São Paulo:
Best Seller, 2000.
SILVA, C. L. Coreografias e estratégias didáticas online e suas relações com os enfoques
e estilos de aprendizagem docentes e discentes. (Dissertação de Mestrado). Programa de
Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal
de Pernambuco, 2012.
SILVA, J. S. A ação docente na EaD: a mediação do tutor entre o discurso e a prática.
(Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e
Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
SOUZA, A. R. B.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Mediação pedagógica na educação a distância:
entre enunciados teóricos e práticas construídas. Diálogo Educacional [online], Curitiba, v.
, n. 24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em:
<http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?ddl = 2009&dd99=view>. Acesso em 11 mar.
VALENTE, J. A. Ampliando o leque de possibilidades pedagógicas. Fonte, n. 8, dez. 2008.
Disponível em:
< http://www.prodemge.gov.br/images/stories/volumes/volume8/ucpjosearmandova lente. p
df>. Acesso em 11 jun. 2010.
WILLMS, J. D. Student engagement at school: a sense of belonglng and partlclpatlon
(Hesults from PISA 2000). Paris: OECD, 2003. Disponível em:
<http://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33689
pdf>. Acesso em 8 mar. 2014.
VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKY, J. P.;
MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. (Org.). XII ENDIPE - Conhecimento Local e conhecimento
universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 57-81.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZABALZA, M. Á. Competências docentes dei profesorado universitário: calidad y esarrollo
profesional. 2 ed. Madrid, Espana: Narcea, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.