Conceptos y estratégias de aprendizaje participativo en educación a distancia (de): contribución de la dialógica y prácticas comunicativas de autonomia estudiantil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80Palabras clave:
Educación a distancia, tecnología educacional, aprendizaje participativo, autonomía, diálogoResumen
Bajo la premisa de que la puesta en marcha de la educación a distancia conserva las prácticas instrucionistas de la educación tradicional, con la poca participación y de los alumnos en la construcción de los modelos pedagógicos progresistas en que estos mismos proyectos se basan, investigamos el concepto de aprendizaje participativo, desde sus concepciones teóricas, así como las estrategias para su implementación. Además de promocionar la autonomía de los estudiantes, tales principios son justificados por los altos índices de evasión y falta de motivación, característicos en esta modalidad. Específicamente, tratamos de evidenciar las prácticas de comunicación basadas en el diálogo, en el contexto de los ambientes tecnológicos como fuente de compromiso de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Descargas
Citas
ALUNOS REPROVAM ENSINO A DISTÂNCIA NA UFPE. Jornal do Commercio [online], Cidades,
ago. 2013. Disponível em:
<http://jconline.nel0.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2013/08/03/alunos-
reprovam-ensino-a-distancia-na-ufpe-92405.php>. Acesso em 7 mar. 2013.
ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line.
Revista Brasileira de Educação [online], v. 12, n. 36 set./dez. 2007. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/vl2n36/al0vl236.pdf>. Acesso em 9 set. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Conselho Deliberativo. Resolução CD/FNDE n° 26, de 5 de junho de 2009 [online].
Disponível em:
<http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downioads/legislacao/resoiucao_fnde_n26.pdf
>. Acesso em: 28 ago. 2012.
CAPDEFERRO, N, ROMERO, M. Are online iearners frustrated with collaborative learning
experiences? The International Review of Research in Open and Distance Learning,
[online], 13, fev. 2012. Disponível em:
<http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1127/2179>. Acesso em 18 set. 2012.
CARVALHO, A. B. G. O curso de Licenciatura em Geografia no âmbito do Pró-Licenciatura e a
m de paradigma na formação dos professores. In: VII Encontro Nacional da Anpege -
Espacialidades Contemporâneas, o Brasil, a América Latina e o Mundo, Niterói, 2007.
. A Educação a Distância e a formação de professores na
perspectiva dos estudos culturais (Tese de Doutrado). João Pessoa: Universidade Federal
da Paraíba, 2009.
CONRAD, R-M; DONALD, J. A. Engaging the online learner: activities and resources for
Creative instruction, 2004. (Jossey-Bass Guides to Online Teaching and Learning).
DeAQUINO, C. T. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2007.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
DUMKE, G. S. Chancellor s executlve order 338. Califórnia State University, Chancelior's
Office: Long Beach, 1980.
FARIA, E. T. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. (Tese de
Doutorao). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.
HARRIS, L. R. A phenomenographic investigation of teacher conceptions of student
engagement in learning. The Australlan Educatlonal Researcher [online], v. 35, n. 1, abr.
Disponível em: <http://ceep.indiana.edu/hssse/Harris.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.
HODGE, D. C; BAXTER, M. B. M.; HAYNES, C, A. Engaged learning: enabling self-authorship
and effective practice. Liberal Educatlon and Effectlve Practlce [online]. Disponível em:
<http://www.clarku.edu/research/mosakowskiinstitute/conferences/marl2/papers/Hodge.pdf
>. Acesso em 12 set. 2011.
JONES, B. F.; VALDEZ, G.; NOWAKOVSKI, J.; RASMUNSSEN, C. Pluglng ln: choosing and using
educational technology. Oak Brook, Council for Educational Development and Research-
North Central Regional Educational Laboratory, 1995.
PESCE, L. M. Dialogia digital: em busca de novos caminhos à formação de educadores, em
ambientes telemáticos. In: 27 a Reunião da ANPED, Caxambu, 21 a 24 de novembro de 2011.
Anais.. .Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t0812.pdf>. Acesso em 2
jun. 2013.
MAIA, C. Na rede sim, na educação não. Revista Fonte - A Educação e as Novas
Tecnologias Digitais [online], p. 63-66, dez. 2008. Disponível em:
. Acesso em 14 jun. 2010.
MANDERNACH, B. J. The role of instructor interactivity in promoting criticai thinking in online
and face-to-face classrooms. MERLOT Journal of Online Learning and Teachlng, v. 5, n. 1,
mar. 2009. Disponível em: <http://jolt.merlot.org/vol5nol/mandernach_0309.htm>. Acesso
em 12 mai. 2012.
MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO M;
BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.
-173.
McKENZIE, J. Beyond bamboozlement. From Now On: The Educatlonal Technology
Journal, v. 12, n. 8, nov. 2003. [online] Disponível em:
<http://www.fno.org/apr03/bamboozlement.html>. Acesso em 12 maio 2012.
OLIVEIRA, V. C. Avaliação da aprendizagem na educação a distância online: um estudo
sobre as concepções docentes (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco,
.
OSER, F. K.; BAERISWYL, F. J. Choreographies of teaching: bridging instruction to learning. In
RICHARDSON, Virgínia (org). Handbook of research on teaching. 4. ed. Washington:
American Educational Research Association (AREA), 2001. p. 1031-1065.
PALLOF, R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
PARISIO, M. L. University teachers' conceptions of learning through online discussion:
preliminary findings. In C. H. Steel, M. J. Keppell, P. Gerbic & S. Housego (ed.) Curriculum,
technology & transformation for an unknown future. Proceedings ASCILITE, Sidney, 2010
(pp. 733-737). Disponível em: <http://ascilite.org.au/conferences/sydneylO/procs/Parisio-
concise.pdf>. Acesso em 19 dez. 2013.
PONTES, M. F. C. et. ai Variables Related to undergraduate students preference for distance
education classes. Online Journal of Distance Learning Administration [online], v. 13, n. 2,
verão 2010. Disponível em:
<http://www.westga.edu/~distance/oidla/summerl32/pontes pontesl32.html>. Acesso em
mar. 2014.
REVISTA PAIDÉKô). Entrevista com os professores Marcos Silva e Edméa Santos. Revista
Paidéi@ [online], Santos, v. n. 1, 2008. Disponível em:
ew&path[] = 31&path[]=22>. Acesso em 2 jun. 2013.
SABBATINI, M. Ecos freireanos no ciberespaço: o pensamento pedagógico de Paulo Freire
como subsídio teórico da Educação a Distância (EaD) In: Paulo Freire em debate. Recife:
Editora Universitária UFPE, 2013, p. 189-214. (a)
SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 9 ed. São Paulo:
Best Seller, 2000.
SILVA, C. L. Coreografias e estratégias didáticas online e suas relações com os enfoques
e estilos de aprendizagem docentes e discentes. (Dissertação de Mestrado). Programa de
Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal
de Pernambuco, 2012.
SILVA, J. S. A ação docente na EaD: a mediação do tutor entre o discurso e a prática.
(Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e
Tecnológica - EDUMATEC. Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
SOUZA, A. R. B.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Mediação pedagógica na educação a distância:
entre enunciados teóricos e práticas construídas. Diálogo Educacional [online], Curitiba, v.
, n. 24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em:
<http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?ddl = 2009&dd99=view>. Acesso em 11 mar.
VALENTE, J. A. Ampliando o leque de possibilidades pedagógicas. Fonte, n. 8, dez. 2008.
Disponível em:
< http://www.prodemge.gov.br/images/stories/volumes/volume8/ucpjosearmandova lente. p
df>. Acesso em 11 jun. 2010.
WILLMS, J. D. Student engagement at school: a sense of belonglng and partlclpatlon
(Hesults from PISA 2000). Paris: OECD, 2003. Disponível em:
<http://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33689
pdf>. Acesso em 8 mar. 2014.
VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKY, J. P.;
MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. (Org.). XII ENDIPE - Conhecimento Local e conhecimento
universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 57-81.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZABALZA, M. Á. Competências docentes dei profesorado universitário: calidad y esarrollo
profesional. 2 ed. Madrid, Espana: Narcea, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.