SUICÍDIO, LAÇOS SOCIAIS E FACEBOOK: análise etnográfica com grupos na mídia social digital
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a4ptMots-clés :
Suicídio; Culturas digitais; Laços sociais; Jovens; Facebook.Résumé
Inserido no campo da comunicação em forte diálogo com a socioantropologia, a partir da abordagem metodológica de etnografia para a internet, este artigo identifica a existência de grupos na mídia social digital que criam espaços para compartilhar conteúdos relacionados ao suicídio. Os principais resultados apontam para três questões: primeiro, o suicídio é um ato de comunicação na internet. Segundo, a mídia social digital possibilita outras formas de criação de laços sociais. Esses laços, percebidos como laços intermediários, podem colaborar para a prevenção e combate da morte autoprovocada. Terceiro, a ausência de organizações institucionais mediadoras do compartilhamento de conteúdos nos grupos que, especialmente, são compostos por membros considerados vulneráveis e de risco. Majoritariamente, esses grupos são ocupados por jovens.
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