THE NEW ERA OF COMMUNICATION: advertising in the context of social media

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana
  • Vitória Karina Rodrigues Pereira Universidade Franciscana
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a14en

Palavras-chave:

ecossistema digital, mídias sociais, internet, publicidade

Resumo

O desenvolvimento digital fez com que o mercado publicitário brasileiro passasse por intensas transformações e levou profissionais e agências a trabalhar no sentido de se reinventar, a cada dia, na busca pelas melhores alternativas e oportunidades no cenário de mídia atual. O objetivo geral do presente artigo é contextualizar como a publicidade e propaganda está inserida no contexto das mídias sociais digitais. Já os objetivos específicos foram os seguintes: refletir acerca das lógicas e práticas que caracterizam a publicidade e propaganda no contexto das mídias digitais e enfatizar os impactos dessa comunicação no ecossistema vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Karina Rodrigues Pereira, Universidade Franciscana

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana

Doutora em Letras. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN.

Referências

BRAKE, D. K.; SAFKO, L. (2009). A bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher

CASTELLS, M. (2012). Castells debate os dilemas da internet. Outras palavras. Recuperado de: http://www.outraspalavras.net/2012/01/17/castells-debate-os-dilemas-da-internet/. Acesso em: 14 set. 2019.

CHATFIELD, T. (2010). Como viver na era digital. Trad: Bruno Fiuza. Rio de Janeiro: Objetiva

CIPRIANI, F. (2011). Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier

COLNAGO, C. K. (2015). Mídias e redes sociais digitais: conceitos e práticas. In: BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri, SP: Manole, p. 3-22.

DATA REPORTAL. (2020). Digital 2020: Brasil. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-brazil. Acesso em: 2 out. 2020.

DUARTE, G. A. (2019). Publicidade nas Redes Digitais: Estratégias para Comunicação, Consumo e Entretenimento. Curitiba: Appris

EMARKETER. (2019). Latin America Digital and Spending 2019, 2019. Content. Recuperate de: https://www.emarketer.com/content/latin-america-digital-ad-spending-2019. Acess in: 12 out. 2019.

EMARKETER. (2020). Latin America Digital and Speding 2020, 2020. Content. Recuperado de: https://www.emarketer.com/content/latin-america-digital-ad-spending-update-q2-2020. Acesso em: 2 out. 2020.

GABRIEL, M.; KISO, R. 2020). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2 ed. São Paulo: Atlas

GHISLENI, T. S.; BARICHELLO, E. M. da R. (2014). Web publicidade: Reflexões à luz da ecologia midiática. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S.l.], v. 13, n. 25, out. 2014. ISSN 2175-4977. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/15299. Acesso em: 26 ago. 2019. Doi :http://dx.doi.org/10.5902/2175497715299.

GHISLENI, T.S. (2019). Práticas Publicitárias no Contexto das Mídias Digitais. In: SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M (orgs). Tendências em Comunicação Organizacional: Temas Emergentes no Contexto das Organizações. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2019. Recuperado de: file:///C:/Users/Micronews/Downloads/PP%20online/Livro-Tendências.pdf. Acesso em: 1 dez. 2019.

HOOTSUITE. (2019). Digital in 2019: Brasil. Recuperado de: https://hootsuite.com/pages/digital-in-2019#accordion-115547. Acesso em: 26 out. 2019.

IAB BRASIL. (2019). Pesquisa Digital Adspend 2019. Jun. 2019. Recuperado de: https://iabbrasil.com.br/pesquisa-digital-adspend-2019/ Acesso em 16 dez. 2019.

JENKINS, H. (2008). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph

MICHEL, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas

MEIO E MENSAGEM. (2019). Publicidade Digital Alcançará US$ 9 Bi Na América Latina. Home. Recuperado de: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/04/09/publicidade-digital-alcancara-us-9-bi-na-america-latina.html. Acesso em: 12 set. 2019.

MARTIN, S. (2019). Castells debate os dilemas da internet. Outras Palavras, 2012. Sem categoria. Recuperado de: https://outraspalavras.net/sem-categoria/castells-debate-os-dilemas-da-internet/. Acesso em: 20 ago. 2019.

PAG BRASIL. (2019). Relatório Digital in 2019: Brasil. Disponível em: https://www.pagbrasil.com/pt-br/insights/relatorio-digital-in-2019-brasil/. Acesso em: 12 dez. 2019.

RECUERO, R. (2008). Reputação, Popularidade e Autoridade em Redes Sociais na Internet. 28/10/2008. Recuperado de: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/reputacao_popularidade_e_autoridade_em_redes _sociais_na_internet.html. Acesso em 30 dez. 2019.

ROCHA, M.; TREVISAN, N. (2018). Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

ROCKCONTENT. (2019). O que é Publicidade Digital. Blog. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/o-que-e-publicidade-digital/. Acesso em: 22 set. 2019.

ROCK CONTENT. (2019). Social Media Trends 2019. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/. Acesso em: 12 dez. 2019.

SANT`ANNA, A. (2009). Propaganda: teoria, técnica e prática. 8 ed. São Paulo: Cengage Learning

SANT’ANNA, A.; JÚNIOR, I. R.; GARCIA, L.F.D. (2019). Propaganda: teoria, técnica e prática. 9 ed. São Paulo: Cengage Learning

SODRÉ, M. (2002). Antropológica do Espelho: Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda

STATISTA, Departamento de Pesquisa. (2019). Setor de Publicidade no Brasil: Estatísticas e Fatos. 19/06/2019. Recuperado de: https://www.statista.com/topics/2151/advertising-industry-in-brazil/ Acesso em: 18 set. 2020.

STRUTZEL, T. (2015). Presença Digital: Estratégias Eficazes para Posicionar sua Marca Pessoal ou Corporativa na Web. Rio de Janeiro: Alta Book

Publicado

2020-10-01

Como Citar

GHISLENI, Taís Steffenello; RODRIGUES PEREIRA, Vitória Karina; FRAINER KNOLL, Graziela. THE NEW ERA OF COMMUNICATION: advertising in the context of social media. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a14en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a14en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10787. Acesso em: 29 mar. 2024.