THE NEW ERA OF COMMUNICATION: advertising in the context of social media
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a14enKeywords:
ecossistema digital, mídias sociais, internet, publicidadeAbstract
The digital development caused the Brazilian advertising market to undergo intense transformations and led professionals and agencies to work to reinvent themselves, every day, in the search for the best alternatives and opportunities in the current media scene. The general objective of this article is to contextualize how advertising is inserted in the context of digital social media. The specific objectives were as follows: to reflect on the logics and practices that characterize advertising and advertising in the context of digital media and to emphasize the impacts of this communication on the current ecosystem.
Downloads
References
BRAKE, D. K.; SAFKO, L. (2009). A bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher
CASTELLS, M. (2012). Castells debate os dilemas da internet. Outras palavras. Recuperado de: http://www.outraspalavras.net/2012/01/17/castells-debate-os-dilemas-da-internet/. Acesso em: 14 set. 2019.
CHATFIELD, T. (2010). Como viver na era digital. Trad: Bruno Fiuza. Rio de Janeiro: Objetiva
CIPRIANI, F. (2011). Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier
COLNAGO, C. K. (2015). Mídias e redes sociais digitais: conceitos e práticas. In: BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri, SP: Manole, p. 3-22.
DATA REPORTAL. (2020). Digital 2020: Brasil. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-brazil. Acesso em: 2 out. 2020.
DUARTE, G. A. (2019). Publicidade nas Redes Digitais: Estratégias para Comunicação, Consumo e Entretenimento. Curitiba: Appris
EMARKETER. (2019). Latin America Digital and Spending 2019, 2019. Content. Recuperate de: https://www.emarketer.com/content/latin-america-digital-ad-spending-2019. Acess in: 12 out. 2019.
EMARKETER. (2020). Latin America Digital and Speding 2020, 2020. Content. Recuperado de: https://www.emarketer.com/content/latin-america-digital-ad-spending-update-q2-2020. Acesso em: 2 out. 2020.
GABRIEL, M.; KISO, R. 2020). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2 ed. São Paulo: Atlas
GHISLENI, T. S.; BARICHELLO, E. M. da R. (2014). Web publicidade: Reflexões à luz da ecologia midiática. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S.l.], v. 13, n. 25, out. 2014. ISSN 2175-4977. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/15299. Acesso em: 26 ago. 2019. Doi :http://dx.doi.org/10.5902/2175497715299.
GHISLENI, T.S. (2019). Práticas Publicitárias no Contexto das Mídias Digitais. In: SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M (orgs). Tendências em Comunicação Organizacional: Temas Emergentes no Contexto das Organizações. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2019. Recuperado de: file:///C:/Users/Micronews/Downloads/PP%20online/Livro-Tendências.pdf. Acesso em: 1 dez. 2019.
HOOTSUITE. (2019). Digital in 2019: Brasil. Recuperado de: https://hootsuite.com/pages/digital-in-2019#accordion-115547. Acesso em: 26 out. 2019.
IAB BRASIL. (2019). Pesquisa Digital Adspend 2019. Jun. 2019. Recuperado de: https://iabbrasil.com.br/pesquisa-digital-adspend-2019/ Acesso em 16 dez. 2019.
JENKINS, H. (2008). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph
MICHEL, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas
MEIO E MENSAGEM. (2019). Publicidade Digital Alcançará US$ 9 Bi Na América Latina. Home. Recuperado de: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/04/09/publicidade-digital-alcancara-us-9-bi-na-america-latina.html. Acesso em: 12 set. 2019.
MARTIN, S. (2019). Castells debate os dilemas da internet. Outras Palavras, 2012. Sem categoria. Recuperado de: https://outraspalavras.net/sem-categoria/castells-debate-os-dilemas-da-internet/. Acesso em: 20 ago. 2019.
PAG BRASIL. (2019). Relatório Digital in 2019: Brasil. Disponível em: https://www.pagbrasil.com/pt-br/insights/relatorio-digital-in-2019-brasil/. Acesso em: 12 dez. 2019.
RECUERO, R. (2008). Reputação, Popularidade e Autoridade em Redes Sociais na Internet. 28/10/2008. Recuperado de: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/reputacao_popularidade_e_autoridade_em_redes _sociais_na_internet.html. Acesso em 30 dez. 2019.
ROCHA, M.; TREVISAN, N. (2018). Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
ROCKCONTENT. (2019). O que é Publicidade Digital. Blog. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/o-que-e-publicidade-digital/. Acesso em: 22 set. 2019.
ROCK CONTENT. (2019). Social Media Trends 2019. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/. Acesso em: 12 dez. 2019.
SANT`ANNA, A. (2009). Propaganda: teoria, técnica e prática. 8 ed. São Paulo: Cengage Learning
SANT’ANNA, A.; JÚNIOR, I. R.; GARCIA, L.F.D. (2019). Propaganda: teoria, técnica e prática. 9 ed. São Paulo: Cengage Learning
SODRÉ, M. (2002). Antropológica do Espelho: Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda
STATISTA, Departamento de Pesquisa. (2019). Setor de Publicidade no Brasil: Estatísticas e Fatos. 19/06/2019. Recuperado de: https://www.statista.com/topics/2151/advertising-industry-in-brazil/ Acesso em: 18 set. 2020.
STRUTZEL, T. (2015). Presença Digital: Estratégias Eficazes para Posicionar sua Marca Pessoal ou Corporativa na Web. Rio de Janeiro: Alta Book
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.