CARRY FIRE: um estudo de recepção das críticas musicais ao disco de Robert Plant

Autores

  • Fábio Cruz Universidade Federal de Pelotas
  • Arthur Freire Simões Pires Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p453

Palavras-chave:

Crítica musical, recepção, rock, Robert Plant

Resumo

Neste artigo, realizamos um estudo voltado à compreensão de como receptores, que cursaram uma disciplina universitária, que une comunicação com o gênero musical rock, compreendem as críticas musicais, entendidas como um subgênero do jornalismo cultural (PIZA, 2013). Sob preceitos de Kellner (2001) e Orozco Gómez (2000), analisamos o debate com o grupo focal acerca de dois textos produzidos pelos veículos The Guardian (Inglaterra) e Omelete (Brasil). Entendemos que os textos reforçam estereótipos, fator este que corrobora um posicionamento contrário por parte dos receptores em relação ao conteúdo dos textos selecionados.

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Biografia do Autor

Fábio Cruz, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Universidade Pablo de Olavide – UPO, Sevilha, Espanha). Doutor em Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). E-mail: <fabiosouzadacruz@gmail.com>

Referências

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https://www.rockhall.com/inductees

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

CRUZ, Fábio; SIMÕES PIRES, Arthur Freire. CARRY FIRE: um estudo de recepção das críticas musicais ao disco de Robert Plant. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 453–472, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p453. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7620. Acesso em: 29 mar. 2024.