FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE PORTUGUÉS COMO LENGUA MATERNA EN BAHIA – ¿REFLEXIONES SOBRE EL MISMO TEMA?FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE PORTUGUÉS COMO LENGUA MATERNA EN BAHIA: ¿reflexiones sobre el mismo tema?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p95Palabras clave:
Português, Lengua materna, Políticas linguísticas, Políticas públicas, Formación de professoresResumen
En neste trabajo defendemos que, al enfocar un curso de formación continuada de profesores de PLM, es imprescindible tener en cuenta que el dominio de la lengua a ser enseñada y de la metodología a ser empleada en ese proceso son de suma relevancia para alimentar la dinámica y la calidad de la práctica pedagógica. Sin embargo, los aspectos relativos a la dimensión formativa del profesor en lo que se refiere a sus acciones políticas y su papel transformador de la realidad son también parte esencial de su formación y responsable por el desarrollo de posturas didáctico-pedagógicas más sensibles a los sujetos involucrados en las prácticas enseñar y aprender idiomas, que han ocupado un lugar secundario en los programas de formación de profesores, sobre todo los gubernamentales.
Descargas
Citas
BATISTA, A. Os professores são não-leitores? In: MARINHO, M. & SILVA, C. S. R. (Orgs.) Leituras do professor. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1998.
BUNZEN, C. Reapresentação de objetos de ensino em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo exploratório. In: SIGNORINI, I. (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 157-179.
BRASIL. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Guia Geral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
DEMO, Pedro. Professor e seu direito de estudar. In: SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Papirus, 2002.
FREITAS, L. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: SOUZA, J.; GRILLO, A. et al. (Colaboradores). A ralé brasileira – Quem é e como vive. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 325-352.
KLEIMAN, A. B. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? In KLEIMAN, A. B. A formação do professor: perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001, p. 39-68.
MENDES, E. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. EntreLínguas, Araraquara, v.1, n.2, p.203-221, jul./dez. 2015, p. 203 – 221.
______. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tânia et alii. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012.
______. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, E. e CASTRO, M. L. S. (Orgs.) Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes, 2008. p. 57-77.
______. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). UNICAMP, 2004.
ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SACRAMENTO, I.C.O. Percursos de letramento de professoras: movimentos entre o lar, a formação e o ensino. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural). UNEB, 2011.
SOUZA, J. Senso comum e justificação da desigualdade. In: SOUZA, J.; GRILLO, A. et al. (Colaboradores). A ralé brasileira – Quem é e como vive. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 49-58.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.