GLOSANDO LA OBRA PIONERA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER

Autores/as

  • Antonio Carlos Hohlfeldt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p726

Palabras clave:

médios de comunicación, indústria de la consciência, Hans Magnus Enzensberger, teoria de la comunicación, história de la comunicación

Resumen

El texto propone una revisitación y una reevaluación de las reflexiones de Hans Magnus Enzenberger en su libro de los años 1970, sobre lo que el llama de médios de comunicación que propician una indústria de la consciência. Lo que se quiere pensar es sobre la oportunidad y la propriedad de estos conceptos, si ellos pueden ser aún utilizados. Hay que lembrar, sobretodo, que Enzensbeger ha escribido antes del nascimiento de las redes mondiales de computadoras y las llamadas redes sociales.

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Biografía del autor/a

Antonio Carlos Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é ativo no mundo acadêmico. Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Luterana do Brasil, e atualmente encontra-se vinculado a PUCRS. Docente no curso básico e no mestrado em Comunicação Social, foi também coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS de 1999 até 2002. E-mail: a_hohlfeldt@yahoo.com.br.

Citas

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Publicado

2018-04-29

Cómo citar

HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO LA OBRA PIONERA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 726–758, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p726. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II