DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO: Percepções de professores e alunos sobre as contribuições do PIBID na aquisição de língua inglesa

Autores

  • Rosi Ana Gregis Universidade Feevale
  • Camila Schmidt Universidade Feevale
  • Juliana Marschal Ramos Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p131

Palavras-chave:

Língua inglesa, Ensino Médio, Aquisição, Dificuldades, Ensino

Resumo

O ensino de língua inglesa no Brasil e as dificuldades encontradas em sala de aula vêm sendo pesquisados e debatidos ao longo do tempo. Fatores como carga horária elevada de trabalho e salários reduzidos dos docentes e aulas descontextualizadas e falta de recursos diferentes desmotivam alunos. A partir disso, realizamos um levantamento de dados com alunos que já participaram das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre seu desempenho nas aulas. Por meio de pesquisa avaliativa, investigamos e identificamos os obstáculos enfrentados no decorrer das aulas de inglês e, assim, verificamos como as oficinas do PIBID podem exercer o papel de um plano de ação para combater tais dificuldades.

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Biografia do Autor

Rosi Ana Gregis, Universidade Feevale

Doutora em Lingüística e Letras (PUC/RS). Mestre em Lingüística e Letras (PUC/RS). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngüe (UNISINOS). Email: rosiana@feevale.br.  

Camila Schmidt, Universidade Feevale

Graduanda em Letras pela Universidade Feevale. E-mail: camilaschmidt@gmail.com. 

Juliana Marschal Ramos, Universidade Feevale

Graduanda em Letras pela Universidade Feevale. E-mail: julianaramos@feevale.br.

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

GREGIS, Rosi Ana; SCHMIDT, Camila; RAMOS, Juliana Marschal. DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO: Percepções de professores e alunos sobre as contribuições do PIBID na aquisição de língua inglesa. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 131–155, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p131. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4124. Acesso em: 22 jul. 2024.