LA PARTICIPACIÓN EN LA COMUNICACIÓN PÚBLICA: más allá del consenso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383

Palabras clave:

Participación, comunicación pública, Democracia

Resumen

Movilizados por diversos discursos contemporâneos, la participación es en un amplio campo de estúdio, cuya definición se propone en diferentes marcos teóricos, a veces manera conflictiva. Tema de creciente relevância, ha sido discutido por vários autores para reflexionar sobre los callejones sin salida dei sistema político de las democracias modernas, y que también ha constituído en un concepto clave de la comunicación pública. <;Cómo vamos a abordar el motivo de comunicación en los procedimientos que deben estar abiertos a la participación activa de la sociedad, y los objetivos que tienen el interés público como telón de fondo. Por tanto, este artículo se discute teoricamente el concepto de participación, tejiendo algunas posibles vínculos entre el pensamiento y el concepto de comunicación pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloiza Helena Matos e Nobre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA-USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pós-doutora pela Université Stendhal Grenoble. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA-USP. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA-USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E-mail: heloizamatos@gmail.com.

Jorge Pereira Filho, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)E-mail: jorgejosepereira@gmail.com.

Citas

AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

ARATO, A.; COHEN, J. Civil Society and Political Theory. Cambridge,

Massachusetts: MIT Press, 1994.

ARON, R. Democratie et totalitarisme. Paris: Gaiiimard, 1965AVRITZER, L.

Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre

a variação da participação no Brasil democrático. Opinião pública, Campinas,

v.14, nl,jun. 2008, p.43-64.

AVRITZER, L. Sociedade civil e participação no Brasil democrático. In:

(org ). Experiências nacionais de participação social. Belo Horizonte: Cortez;

UFMG, 2007. p. 25-57.

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 383-407, set./dez. 2016

revisto

O bser votóno

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383

AVRITZER, L. Sociedade civil e participação no Brasil democrático. In:

(org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo; Belo

Horizonte: Cortez; UFMG, 2009.

CARPENTIER, N. Media and Participation: A Side of Ideological-Democratic

Struggle. Bristol: Intellect Books, 2011.

CARPENTIER, N. O conceito de participação. Se eles têm acesso e interagem,

eles participam de fato?. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo (RS), n.2,

p. 164-177. Disponível em:

http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2012.142.10>.

Acesso em: 25/2/2014.

CARPENTIER, N. Participation as a Fantasy: A Psychoanalytical Approach to

Power-Sharing Fantasies. In: KRAMP, L. et aí. (eds.) Everyday Media Agency in

Europe. Bremen: Edition Lumière, 2014, p.319-330.

DUARTE, J. Instrumento de comunicação pública. In: DUARTE, J. Comunicação

pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas,

DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública.

In: KUNSCH, M. M. K. (org ). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São

Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011. Série Pensamento e Prática, v.4. p.121-

FIGARO, Roseli, GROHMANN, Rafael. Lutas de classes e os 'rolezinhos': uma

abordagem na perspectiva dos estudos de recepção. XXIII Encontro Anual da

Compôs, Universidade Federal do Pará, maio de 2014. Disponível em

http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT15_RECEPCAO_PROCESSOS_

DE_INTERPRETACAO_USO_E_CONSUMO_MIDIATICOS/figarogrohmanngtrecepc

aocompos2014_2277.pdf (último acesso em 21/10/2015).

FOUCAULT, M. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FUCHS, Christian. Atualidade de Marx para entender o trabalho na comunicação

e na cultura. Entrevista a Roseli Fígaro. Revista Eptic. Vol. 17, n° 1, 2015.

Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/3387>

(último acesso em 21/10/2015).

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 383-407, set./dez. 2016

revisto

O bser votóno

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383

GOHN, M. da G. Constituição Federal e direitos sociais: avanços e recuos da

cidadania. Cadernos IHU ideias, ano 11, n.203, 2014, p.5-21.

GOHN, M. da G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 4.ed. São

Paulo: Cortez, 2011.

GOMES, W.; MAIA, R. C. M. Comunicação e democracia: problemas e

perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.

GOMES, W. Transformações da política na era da comunicação de massa.

São Paulo: Paulus, 2004.

HABERMAS, J. Direito e democracia: facticidade e validade. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Denilson Werle.

São Paulo: Editora Unesp, 2014.

JARAMILLO LÓPEZ, J. Propuesta general de comunicación pública. Strategy &

Management Business Review, v.3, n.2, 2012, p.1-17.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad.: Susana Alexandria. São Paulo:

Aleph, 2008.

JENKINS, H., GREEN, J.; FORD, S. Cultura da Conexão: criando valor e

significado por meio da mídia propagável. Edição Kindle. São Paulo: Aleph,

KOÇOUSKI, M. Comunicação pública: construindo um conceito. In: Matos, H.

(org.) Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas.

São Paulo: ECA-USP, 2012.

KUNSCH, M. M. K. (org ). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São

Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011. Série Pensamento e Prática, v.4.

LACLAU, E. A razão populista. São Paulo: Três estrelas, 2013 [2005],

LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: Uerj, 2011 [1996],

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia y estratégia socialista. Madrid: Siglo XXI,

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 383-407, set./dez. 2016

revisto

O bser votóno

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383

LÓPEZ, J. Propuesta general de comunicación pública. Bogotá, 2010.

LÜCHMANN, L. Associações, participação e representação: combinações e

tensões. Lua Nova, n.84, São Paulo, 2011, p.142-174.

LÜCHMANN, L. A democracia deliberativa: sociedade civil, esfera pública e

institucionalidade. Cadernos de Pesquisa, Florianópolis, n.33, nov. 2002.

MATOS, H. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo:

Summus, 2009.

MATOS, H. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, J.

Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São

Paulo: Atlas, 2007.

MATOS, H. Das relações públicas ao marketing pública, (des)caminhos da

comunicação governamental. In: CORRÊA, T. G., FREITAS, S. G. (Org.).

Comunicação, marketing, cultura: sentidos da administração do trabalho e do

consumo. São Paulo: ECA/USP; CLC, 1999. p.58-66.

MIGUEL, L. F. Democracia e representação. Territórios em disputa. São Paulo:

Editora Unesp, 2013.

MOUFFE, C. Communisme ou démocratie radicale?. Actuel Marx, n.48, 2010,

Paris, p. 83-88.

MOUFFE, C. Por um modelo agonístico de democracia. Rev. Sociol. Polít.,

Curitiba, 25, p. 11-23, nov. 2005.

NOBRE, M. Participação e deliberação na teoria democrática: uma introdução.

In: COELHO, V. S. P.; NOBRE, M. Participação e deliberação: teoria democrática

e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora 34,

p. 21-40.

NOBRE, G. F. Capital social, comunicação pública e deliberação: a gestação do

capital comunicacional público. In: MARQUES, Â.; MATOS, H.. (orgs).

Comunicação e política: capital social, reconhecimento e deliberação pública.

São Paulo: Summus Editorial, 2011, p.255-272.

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 383-407, set./dez. 2016

revisto

O bser votóno

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383

PATEMAN, C. Participation and democratic theory. Cambridge England:

Cambridge University Press, 1970. [Ed. Bras.: Participação e teoria

democrática. São Paulo: Paz e Terra, 1992.]

RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.

TATAGIBA, L; ALMEIDA, C; CAYERES, D. C.;. Balanço dos estudos sobre os

conselhos de políticas públicas na última década. Lua Nova, São Paulo, n.94,

p. 255-294, 2015.

ZÉMOR, P. La communication publique. Paris: PUF, 1995.

Publicado

2016-12-25

Cómo citar

MATOS E NOBRE, Heloiza Helena; PEREIRA FILHO, Jorge. LA PARTICIPACIÓN EN LA COMUNICACIÓN PÚBLICA: más allá del consenso. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 383–407, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p383. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2510. Acesso em: 22 jul. 2024.