IMPERATIVO TECNOLÓGICO NA INFÂNCIA: a ênfase das tecnologias digitais na educação infantil e no ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a49pt

Palavras-chave:

Imperativo tecnológico, Tecnologias digitais na infância, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Política Nacional de Educação Digital

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o imperativo tecnológico na infância, prioritariamente a partir de documentos que determinam as tecnologias digitais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I. Nesse sentido, observou-se a tendência de práticas educativas escolares cada vez mais associadas às tecnologias digitais. A pesquisa é de caráter exploratória e crítica, com seleção e análise de documentos legais sobre educação. Concluiu-se que o imperativo tecnológico se constitui pela ênfase nos recursos pedagógicos, pela aquisição de equipamentos, pelo acesso à rede de computadores, de base pedagógica instrumentalista, com foco nas tecnologias digitais como objeto de uso e ensino para o desenvolvimento de competências. Percebeu-se que os interesses dos proprietários forçam transformações nas práticas educativas para a manutenção das taxas de lucro do capital, enfatizando as tecnologias digitais, e que o imperativo tecnológico desenvolve um tipo de formação para o trabalho simples, de maneira acrítica, provocando malefícios à saúde física, mental e social do estudante.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

DA SILVA, Ângela Noleto; LINDEN, Venícios Cassiano; BARROS, Vitoria Moreira da Silva. IMPERATIVO TECNOLÓGICO NA INFÂNCIA: a ênfase das tecnologias digitais na educação infantil e no ensino fundamental I. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a49, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a49pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20339. Acesso em: 8 ago. 2025.