OPORTUNIDADES PERDIDAS: desafíos de las adecuadas aplicaciones prácticas y teórico-metodológicas de los principios de la educomunicación en tiempos de urgencia (después de décadas de abandono)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a2ptPalabras clave:
Educomunicação, Leitura Crítica, Educação Midiática, Políticas Públicas, Covid-19Resumen
Este texto analisa a trajetória das tentativas de aplicação da inter-relação da Educação com a Comunicação a partir dos anos 1970, focando nas mutações ocorridas nas práticas, políticas públicas e estudos nos diálogos entre os dois campos. Diante dos recentes desafios provocados pela pandemia do Covid-19, o que pode ser observado é que muitas das atuais perdas nos processos de ensino-aprendizagem poderiam ter sido minimizadas caso tantas oportunidades não fossem perdidas.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 jun. 2020.
DANTAS, Marcos. Um ano à frente da Secretaria de Educação a Distância. Brasília: SEED/MEC, 29 mar. 2005. Disponível em: http://marcosdantas.com.br/conteudos/2013/04/01/um-ano-a-frente-da-secretaria-de-educacao-a-distancia/ . Acesso em: 8 set. 2020.
DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes, 1993.
FUSARI, Maria Felisminda R. O educador e o desenho animado que a criança vê na televisão. São Paulo: Loyola, 1985.
GERBNER, George; GROSS, Larry. Living with Television: The Violence Profile. Journalof Communication, v. 26, n. 2, Jun. 1976, p. 172–199. Disponível em: https://academic.oup.com/joc/article-abstract/26/2/172/4553823?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 14 mar. 2020.
GERBNER, George et al. .Television's Mean World: Violence Profile No. 14-15. Research Reports - The Annenberg School of Communications, University of Pennsylvania, Sep. 1986. Disponível em: https://web.asc.upenn.edu/gerbner/archive.aspx?sectionID=155&packageID=624 . Acesso em: 14 mar. 2020.
FADUL. Anamaria. Meios de comunicação de massa e educação no Brasil: uma perspectiva crítica. Cadernos Intercom, n. 1, v. 4, 1982, p. 39-49.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KUNSCH, Margarida Maria K. (Org.). Comunicação e educação: caminhos cruzados. São Paulo: Loyola, 1986. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/9f5dd162279a134f52ee8037b0746566.pdf . Acesso em: 8 out. 2020.
MATTOS, Sérgio. Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história: 1950-1990. Salvador: A Tarde, 1990.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, dez. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 14 nov. 2019.
PENTEADO, Heloisa Dupas. A televisão na escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez, 1991.
PERUZZO, Cicilia M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, Oct. 2001.
REBOUÇAS, Edgard . Não é pecado usar a televisão para educação. Você, Vitória, Nov. 1993, p. 28-29.
REBOUÇAS, Edgard; FIALHO, Rejane G.. A prática interdisciplinar de ensino superior em Comunicação e Educação. In: LOPES, Maria Immacolata V.; FRAU-MEIGS, Divina; TAUK SANTOS, Maria Salet. (Org.). Comunicação e Informação: identidades e fronteiras. São Paulo/Recife: Intercom/Bagaço, 2000, p. 167-180.
REBOUÇAS, Edgard; CUNHA, Patrícia. Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação, Inovação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, p. 85-93, nov., 2010. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/650/1298. Acesso em: 5 set. 2020.
REBOUÇAS, Edgard. Institucionalização dos conteúdos educativos do MEC no cenário midiático brasileiro – Plano de Trabalho. Brasília: Coordenação-Geral de Mídias e Conteúdos Digitais (CGMID/SEB/MEC), 1 nov. 2013
SANTOS, João Vitor. A privatização da educação através das plataformas de ensino remoto: entrevista especial com Marcos Dantas. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 5 out. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/603420-a-privatizacao-da-educacao-atraves-das-plataformas-de-ensino-remoto-entrevista-especial-com-marcos-dantas . Acesso em: 5 out. 2020.
SCHRAMM, Wilburn; LYLE, Jack; PARKER, Edwin. Television in the Lives of Our Children. Palo Alto: Stanford University Press, 1961.
VIEIRA, Ana Paula. TV universitária e educomunicação: uma aproximação possível. In: CORAÇA, Maria Auxiliadora; GONÇALVES, Maria Gorete Dadalto; REBOUÇAS, Moema M. (Orgs.). Sentidos e significações de uma educação em artes visuais em tempos contraditórios. Vitória: Proex/Ufes, 2017, p. 123-138. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/0051977256c8e93e235c6 . Acesso em: 5 set. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.