Communication in the UFG: the use of live streaming as a visibility strategy of the Regional Goiás

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p996

Keywords:

live, Communication, Facebook, Midiatization

Abstract

To experiencing the it was technological, immediate and globalized, tools for social interactions and dissemination of information and news are essential, since they inhibit geographical communication barriers. From this constancy we share the experiences of the Advisory Office of Communication (ASCOM) of the Federal University of Goiás (UFG) / Regional Goiás with the live streaming tool from Facebook. Concerned with the perspectives of communicative strategies for greater visibility of the institution, the experience surpassed the expectations regarding the repercussion, which demanded a detailed analysis of this social network and its accessories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduada em História (Licenciada e Bacharel), Licenciada em Pedagogia (2012) e Mestre em História (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Realizou doutorado sanduíche em História da Educação no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (abril a set. 2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, onde atua na graduação (Curso de Licenciatura em Educação do Campo) e na pós-graduação (Lato Sensu) na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas/Regional Goiás. Atuei como Chefe da UAECH-Regional Goiás. Atuei como sub-chefe da UAECH-Regional Goiás. Membro da CAD/UAECH/Regional Goiás (Comissão de Avaliação Docente). Membro da CAVI (Comissão de Avaliação Institucional) da Universidade Federal de Goiás. Membro do Conselho de Curadores da Universidade Federal de Goiás. Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Núcleo Docente Estruturante). Vice-Coordenadora Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, e investiga principalmente os seguintes temas: História da escolarização do Campo, História das Instituições Escolares, escola primária e cultura escolar, memórias de ribeirinhos, quilombolas, e assentados em áreas rurais. E-mail: geovanna_gigia@yahoo.com.br. 

Weberson Ferreira Dias, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Anápolis. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e MBA em Comunicação Empresarial e Marketing. Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiás, lotado como Assessor de Comunicação, atuando também como membro do Conselho Editorial do Jornal UFG. Também faz parte da Comissão de Elaboração da Política de Comunicação da UFG, é suplente no Comitê de Tecnologia da Informação e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Cerrado e Cidadania (GPECEC). E-mail: webersondias@gmail.com

Lucas Fagundes Vaz, Universidade Federal de Goiás

Pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Atualmente é Técnico de Tecnologia da Informação no Centro de Recursos Computacionais da Universidade Federal de Goiás /Regional Goiás.       E-mail: lucasfagundesvaz@gmail.com

Warley Eterno dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás. Estagiário da ASCOM/Regional Goiás. Pesquisador-extensionista no projeto: “Assessoria Jurídica Popular e Acesso à Justiça na Questão Agrária em Goiás. E-mail: warleyaluno@hotmail.com.

References

FAUSTO NETO, Antônio. Midiatização, prática social: prática de sentido. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), 15, 2006, Bauru/SP. Anais eletrônicos. CD- ROM.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KROTZ, Friedrich. Mediatisierung: Fallstudien zum Wandel von Kommunikation. Wiesbaden: VS Verlag für Socialwissenschaften. 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2003.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 3 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1987.

O QUE É UMA FANPAGE?, s/d. Disponível em: <https://aldabra.com.br/artigo/o-que-e-uma-fanpage>. Acesso em: 12 de novembro de 2017.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROYBAL, Peter; LIN, Brian. Facebook lança recurso que possibilita programar vídeos ao vivo. 19 de outubro de 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/business/news/live-schedule>. Acesso em: 19 de novembro de 2017.

SODRÉ, Muniz. Sobre sociedade midiatizada: o que significa mesmo midiatização? Youtube, 4 de mai de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dLAdLOac-ZU>. Acesso em: 15 de novembro de 2017.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais. São Paulo: M. Books, 2011.

Published

2018-04-29

How to Cite

RAMOS, Geovanna de Lourdes Alves; DIAS, Weberson Ferreira; VAZ, Lucas Fagundes; SANTOS, Warley Eterno dos. Communication in the UFG: the use of live streaming as a visibility strategy of the Regional Goiás. Observatory Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 996–1014, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p996. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4834. Acesso em: 22 nov. 2024.