COURSES OF LETTERS:the (almost) no place of the teacher's technological training
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p1043Keywords:
course of Letters, teacher training, technology, curriculumAbstract
This article deals with the training of teachers of Letters for the use of technologies with the objective of discussing the technological formation of these professionals for acting in the teaching of Portuguese language and literature. In order to do so, it contemplates documentary analysis of laws, resolutions and opinions that guide the training of teachers and guidelines for the offering of courses in Letters and presents the examination of proposals for courses of degree in Letters that have a qualification in Portuguese Language and Literature, indicated in 2017 as courses of excellence in evaluations of the Ministry of Education. The analysis reveals that the insertion of technology in curricula of letters is scarce in quantitative terms, indicating a compromise of its use by the teacher.
Downloads
References
BALADELI, A. P. D. Desafios na formação de professores para o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: maio 2017.
______.Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Letras. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991 Acesso em: maio 2017.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 9/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991&Itemid=866. Acesso em: maio 2017.
______.Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 29 nov. 2017.
______. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 nov. 2017.
______. Resolução CNE/CP n.º 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica. Acesso em: maio 2017.
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/doutorado/ptic/textos/articles-106213_archivo.pdf. Acesso em: 29 nov. 2017.
FETTERMANN, J. V.; CAETANO, J. M. P. Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.
FIALHO, Denise da Silva; FIDELES, Lara Lopes. As primeiras faculdades de Letras no Brasil. HELB - História do Ensino de Línguas no Brasil, n. 2, 2008/01. Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-2-no-2-12008/106-as-primeiras-faculdades-de-letras-no-brasil. Acesso em: 12 ago. 2017.
FIORIN, José Luiz. A criação dos cursos de Letras no Brasil e as primeiras orientações da pesquisa lingüística universitária. Línguas & Letras,v. 7, n. 12, 1º sem. 2006 p. 11-25. Disponível em: e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/download/887/752. Acesso em: 20 out. 2017.
FREIRE, Maximina Maria. Formação tecnológica de professores:
problematizando, refletindo, buscando... In: SOTO, U., MAYRINK, MF., and GREGOLIN, IV. (Orgs.). Linguagem, educação e virtualidade[online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. P. Disponível em: books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-02.pdf. Acesso em: 12 maio 2017.
KURTZ, Fabiana Diniz. Tecnologias de informação e comunicação e formação docente em Letras: uma análise qualitativa da legislação brasileira e portuguesa. Texto online: linguagem e tecnologia, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2015. Disponível em: www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/viewFile/9302/8740. Acesso em: 12 jun. 2017.
LAJOLO, Marisa. No jardim das Letras, o pomo da discórdia. s.d. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/pomo.htm>. Acesso em: 24 set. 2017.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. O Novo Perfil dos Cursos de Licenciatura em Letras. In: TOMICH, et al (Orgs.). A interculturalidade no ensino de inglês. Florianópolis: UFSC, 2005. p.345-363. (Advanced Research English Series)
SCHON, Donald. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.