EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polis EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p176

Keywords:

comunicação pública, Educação, Extensão, Treinamento, Competências cívicas

Abstract


A Academia tem uma tripla missão: pesquisa, educação e extensão. Este artigo trata da "comunicação pública" como uma questão de educação e extensão. A ideia é que não há cidadania ou democracia sem um treinamento em habilidades de 'comunicação pública'. Apenas os cidadãos que são capazes de falar e agir na esfera pública podem participar na vida social. Essas habilidades são de dois tipos: parlamentar (como falar) e executivo (como agir). O artigo mostra como é possível comunicar de forma eficaz através de atos silenciosos, bem como a «comunicação pública» pode ter um "lado negro da força". Finalmente, afirma que toda "comunicação pública" deve levar a uma convivência pacífica e à coesão social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Heloiza Helena Matos e Nobre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA-USP.

Mestre, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pós-doutora pela Université Stendhal Grenoble. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA-USP. E-mail: heloizamatos@gmail.com

Guilherme Fráguas Nobre, Universitat de Girona

Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1998), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), pós-doutor em Ciências da Comunicação na equipe CRISTAL/GRESEC da Université Stendhal, em Grenoble, França (2008). Foi Visiting Scholar no departamento de comunicação e mídia da McMaster University, Canadá (2010-2011). É pós-doutorando em comunicação na Universidade de São Paulo (2014-2016) e doutorando em Economia da Universitat de Girona (2014-2017). E-mail: fraguasnobre@gmail.com.

References

CASTAÑEDA, E. D.; MADRID, C. G. La educación ciudadana em el área de comunicación: propuesta para la educación secundaria. Tarea, Lima (Perú), 2001.

COMBER, M. K. Civic skills and civic education: an empirical assessment. PhD Thesis, University of Maryland, USA, 2005.

GARCÍA, F. B. (2008) La comunicación pública en la sociedad multiétnica. Syllabus, Universidad Complutense, Madrid (España), 2008.

MATOS, H.; NOBRE, G. F. Capacitação em comunicação pública e em comunicação política: democratizando as habilidades parlamentares civis. In: Revista Mídia e Cotidiano, N. 5, UFF, 2014, pp. 1-15.

MATOS, H.; NOBRE, G. F. Educar cidadãos e treinar comunicadores: a comunicação pública e a comunicação política. I Congresso de Graduação da USP, São Paulo, 2015, 25-27 de Maio.

MATOS, H.; NOBRE, G. F. A Função Social da Comunicação Pública: extensão universitária e habilidades executivas civis. In: ROTHBERG, D.; LUVIZOTTO, C. K.; LOSNAK, C. J. (orgs.) Mídia e sociedade em transformação. Bauru (SP): Cultura Acadêmica, 2016.

MOLEDO, M. M. L.; REGO, M. A. S. Educación para a cidadania e os professores – vision e desafio. Edicións Xerais de Galicia S.A., 2009. 288 p.

NAVAL, C.; GARCÍA, R.; Puig, J.; SANTOS, M. A. La formación ético-cívica y el compromisso social de los estudiantes universitários. In: Encounters on Education, V. 12, 2011, Fall, pp. 77-91.

REDE EURYDICE. A Educação para a cidadania na Europa. Bruxelas, Bélgica, 2012. See http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/thematic_reports/139PT.pdf

SAARI, A. Leadership development – a leadership curriculum for Agriscience educator. Syllabus, Michigan State University, USA, 2000.

Published

2016-10-30

How to Cite

MATOS E NOBRE, Heloiza Helena; NOBRE, Guilherme Fráguas. EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM ’COMUNICAÇÃO PÚBLICA’: habilidades cívicas para falar e agir na polis EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM ’COMUNICAÇÃO PÚBLICA’: habilidades cívicas para falar e agir na polis. Observatory Journal, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 176–189, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p176. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532. Acesso em: 22 nov. 2024.