Accessibility and Information: the gap between technological development, laws and adaptations of the great Brazilian portais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p360Keywords:
Accessibility, Internet, Cyberculture, Inclusion, LawAbstract
On July 6, 2015 the President Dilma Rousseff sanctioned the law establishing the status of Person with Disabilities. In order to ensure the rights of persons with disabilities and empowering for everyone, including with regard to access to information, communication and culture, the law seeks to correct the non-compliance with other accessibility laws, such as the decree of December 2 2004 which stated that it was necessary that large groups of communication sites should be accessible to everyone. Thus, based on studies of Corradi (2011) and Belarmino (2014) about communication and accessibility and on Lévy's concept of cyberculture, is made analysis of how some of Brazil's main news portals can not meet the informational gap, attitudinal and technological existing between the conditions of accessibility needed and what is available in the online context through the portals.
Downloads
References
BARANAUSKAS, M.C.C.; MANTOAN, M.T.E. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
BELARMINO, Joana. Jornalismo e Acessibilidade: Apontamentos sobre Contratos de Leitura para Efeitos de Reconhecimento de Leitores Especiais de Jornais Online. Campo Grande: 3 Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, UFMS, 2014. Disponível em: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5/files/2014/07/joanabelarmino.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2015.
BONITO, Marco. Processos da comunicação digital deficiente e invisível: mediações, usos e apropriações dos conteúdos digitais pelas pessoas com deficiência visual no Brasil. Tese (doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação: São Leopoldo, 2015.
BRASIL. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm. Acesso: 5 de julho de 2015.
BRASIL. Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 6 de julho de 2015.
BRASIL. Instituição da lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 8 de agosto de 2015.
CORRADI, J. A. M. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais – uma questão de diferença. São Paulo: Unesp, 2011.
DIAS, C. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.
FOLHA DE S PAULO. http://www.folha.uol.com.br/. Acesso em 8 de agosto de 2015.
FREIRE, F.M.P. Surdez e tecnologias de informação e comunicação. In: SILVA, I.R.; KAUCHARKJE, S.; GESUELI, Z.M. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem> desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003.
GLOBO. http://www.globo.com/. Acesso em 8 de agosto de 2015.
LEMOS, André. Cibercidades. In: LEMOS, André; PALÁCIOS, Marcos. Janel@as do ciberespaço – comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARCATO, S.A.; ROCHA, H.R.; LIMA, M.C.M.P. LIBRASweb: um ambiente para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
NIELSEN, J. Projetando websites – designing web usability. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
SILVA, A.A.; QUEIROZ, V. Avaliação das deficiências sensoriais. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
WERNECK, Claudia. Como agregar valor ao social? Como agregar valor social ao conceito de inclusão? In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.