La accesibilidad y la información: la brecha entre desarrollo tecnológico, las leyes y las adaptaciones de los grandes portales brasilehos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p360Palabras clave:
La accesibilidad, El Internet, Cibercultura, Ley, InclusiónResumen
El 06 de julio 2015 la presidenta Dilma Rousseff sancinou la ley que establece la condición de persona con discapacidad. Con el fin de garantizar los derechos de las personas con discapacidad y el empoderamiento para todo el mundo, incluso en relación con el acceso a la información, la comunicación y la cultura, la ley busca corregir el incumplimiento de otras leyes de accesibilidad, como el decreto de 2 de diciembre 2004 ya condición de que grandes grupos de sitios de comunicación deben ser accesibles a todos. El análisis lo tanto, en base a estudios de Corradi (2011) y Belarmino (2014) sobre la comunicación y la accesibilidad, y el concepto de la cibercultura Lévy (1999), que está hecho de cómo algunos de los principales portales de noticias de Brasil no puede cumplir con el abismo informativo, actitudinal y tecnológica existente entre las condiciones de accesibilidad necesarias y lo que está disponible en el contexto en línea a través de los portales.
Descargas
Citas
BARANAUSKAS, M.C.C.; MANTOAN, M.T.E. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
BELARMINO, Joana. Jornalismo e Acessibilidade: Apontamentos sobre Contratos de Leitura para Efeitos de Reconhecimento de Leitores Especiais de Jornais Online. Campo Grande: 3 Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, UFMS, 2014. Disponível em: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5/files/2014/07/joanabelarmino.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2015.
BONITO, Marco. Processos da comunicação digital deficiente e invisível: mediações, usos e apropriações dos conteúdos digitais pelas pessoas com deficiência visual no Brasil. Tese (doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação: São Leopoldo, 2015.
BRASIL. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm. Acesso: 5 de julho de 2015.
BRASIL. Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 6 de julho de 2015.
BRASIL. Instituição da lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 8 de agosto de 2015.
CORRADI, J. A. M. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais – uma questão de diferença. São Paulo: Unesp, 2011.
DIAS, C. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.
FOLHA DE S PAULO. http://www.folha.uol.com.br/. Acesso em 8 de agosto de 2015.
FREIRE, F.M.P. Surdez e tecnologias de informação e comunicação. In: SILVA, I.R.; KAUCHARKJE, S.; GESUELI, Z.M. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem> desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003.
GLOBO. http://www.globo.com/. Acesso em 8 de agosto de 2015.
LEMOS, André. Cibercidades. In: LEMOS, André; PALÁCIOS, Marcos. Janel@as do ciberespaço – comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARCATO, S.A.; ROCHA, H.R.; LIMA, M.C.M.P. LIBRASweb: um ambiente para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
NIELSEN, J. Projetando websites – designing web usability. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
SILVA, A.A.; QUEIROZ, V. Avaliação das deficiências sensoriais. In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
WERNECK, Claudia. Como agregar valor ao social? Como agregar valor social ao conceito de inclusão? In: QUEVEDO, A.A.F.; OLIVEIRA, J.R.; MANTOAN, M.T.E. Mobilidade, comunicação e educação – desafios à acessibilidade. Campinas: Edição do Autor, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.