BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem

Autores/as

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade do Minho
  • Daniella Lisieux Oliveira Navarro Universidade do Minho
  • Helena Prates Universidade Mackenzie
  • Teresa Ruão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en

Palabras clave:

Communication, Science, Higher Education, Advertising, Government Advertising

Resumen

Este texto presenta un análisis critica de las campañas oficiales de difusión de Enem en los años 2019 y 2020 en medio de un escenario de tensiones políticas entre el gobierno y las universidades federales, también marcado por la pandemia de coronavirus. El estudio muestra una representación parcial, en el ámbito de la publicidad gubernamental brasileña, las ciencias y la educación superior, caracterizada principalmente por la sobrevaloración de los cursos en Ciencias de la Salud y cursos tradicionalmente valorados por el mercado laboral, como Derecho e Ingeniería, en contraste con la relativa invisibilidad de las ciencias humanas, sociales y otras áreas del conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Zanella Ribeiro, Universidade do Minho

PhD student in Communication Sciences at the University of Minho, MSc in Public Policy Management at the Federal University of Tocantins, graduated in Journalism at the Catholic University of Pelotas.

Daniella Lisieux Oliveira Navarro, Universidade do Minho

PhD student in Communication Sciences at the University of Minho, MSc in communication at Federal University of Juiz de Fora, Specialist in Marketing and Business, graduated in Communication at Federal University of Juiz de Fora.

Helena Prates, Universidade Mackenzie

PhD student in Education, Art and History of Culture at Mackenzie University. MSc in Education, Art and History of Culture from Mackenzie SP. Specialist in Cultural Journalism at PUC / SP, Graduated in Journalism at UCPel.

Teresa Ruão, Universidade do Minho

PhD in Communication Sciences at the University of Minho. Associate Professor at the Department of Communication Sciences at the Institute of Social Sciences and Deputy Director of the Center for Communication and Society Studies at this institution.

Citas

Agostini, R. (2019, abril 30). MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online]. Recuperado de https://bit.ly/3cD663e

Alexander, J. C., Giesen, B., Munch, R., & Smelser, N. J. (1987). The micro-macro link. (J. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser, Orgs.). Berkeley, CA: University of California Press.

Anpof. (2019). Nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da república [...]. Recuperado em 10 junho, 2019, de http://bit.ly/2lA7huI

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BBC. (2020, maio 5). 6 momentos dos ataques de Bolsonaro contra a imprensa – BBC News Brasil. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bbc.in/3h7VE6H

Bolsonaro, J. (2019a, abril 8). Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan sobre os primeiros 100 dias de governo. Recuperado em 24 abril, 2019, de http://bit.ly/2jVuibb

Bolsonaro, J. (2019b, abril 26). Post no Twitter @jairbolsonaro. Twitter. Recuperado de https://bit.ly/3cD4lD3

Carvalho, A. (2000). Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, Cadernos d(14), 143–156.

Clarivate Analytics. (2017). Research in Brazil – A report for Capes by Clarivate Analytics (2011-2016). Recuperado de https://bit.ly/30uocRY

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ([s.d.]). Tabela de Áreas do Conhecimento. Recuperado de https://bit.ly/2YifSlz

Cruz, A. (2020). Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Recuperado em 30 abril, 2020, de https://bit.ly/3cJVG1a

Dijk, T. A. van. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. (Z. Pinto-Coelho, Trad.). Porto: Campo das Letras.

Folha de S. Paulo. (2020, abril 16). Bolsonaro ataca jornalistas uma vez a cada 3 dias, aponta entidade de imprensa – 16/04/2020 – Poder – Folha. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2YdiAsF

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. ([s.d.]). Tabela de Áreas de Conhecimento. Capes. Recuperado de https://bit.ly/3haySuZ

G1. (2019, novembro 22). Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://glo.bo/3gBWSH6

G1. (2020, junho 8). Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19 | Política | G1. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://glo.bo/2XKzAax

Garcia, G., & Gomes, P. H. (2020, maio 19). Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f1nTSL

Grandelle, R., & Kapa, R. (2018, novembro 9). Bolsonaro afirma que tentará “aparar” universidades e critica centros acadêmicos. Recuperado em 4 dezembro, 2018, de https://glo.bo/2RX7Tbe

Ilhéu, T. (2019, abril 29). Por que reduzir investimento na área de Humanas não faz sentido no Brasil. Guia do Estudante. Recuperado de https://bit.ly/3f1rbp4

Japão. (2018). Basic Policy on Promotion of Science, Technology and Innovation for Sustainable Development Goals (STI for SDGs). Recuperado de https://bit.ly/2XHELbs

Lima, D. (2019, maio 1). Ministro também quer cortar bolsa que financia pesquisa com ‘viés ideológico’’’. Folha de S. Paulo – Blog Painel. Recuperado de https://bit.ly/2Utx3Qi

Ministério da Saúde. (2020, abril 2). Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Recuperado em 9 junho, 2020, de https://bit.ly/2YiUcWH

O Globo. (2020, maio 7). Relembre algumas vezes que Bolsonaro ignorou o isolamento social. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f7unj9

Orlandi, E. P. (2015). Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.

Pêcheux, M. (1969). Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

Pêcheux, M. (1990). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (E. P. Orlandi, Trad.). Campinas: Pontes.

Revista Fórum. (2019, abril 26). “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2XJz0Kl

Rocha, D., & Deusdará, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. Delta [online], 22(1), 29–52.

Sakamoto, L. (2020, fevereiro 7). De “parasita” a “zebra gorda”, servidor público é alvo do governo Bolsonaro. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://bit.ly/3dSfEIo

Wodak, R., & Meyer, M. (2001). Methods of Critical Discourse Analysis. Londres: Sage Publications.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

ZANELLA RIBEIRO, Bianca; LISIEUX OLIVEIRA NAVARRO, Daniella; PRATES, Helena; RUÃO, Teresa. BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a15en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9636. Acesso em: 22 nov. 2024.