BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15enPalabras clave:
Communication, Science, Higher Education, Advertising, Government AdvertisingResumen
Este texto presenta un análisis critica de las campañas oficiales de difusión de Enem en los años 2019 y 2020 en medio de un escenario de tensiones políticas entre el gobierno y las universidades federales, también marcado por la pandemia de coronavirus. El estudio muestra una representación parcial, en el ámbito de la publicidad gubernamental brasileña, las ciencias y la educación superior, caracterizada principalmente por la sobrevaloración de los cursos en Ciencias de la Salud y cursos tradicionalmente valorados por el mercado laboral, como Derecho e Ingeniería, en contraste con la relativa invisibilidad de las ciencias humanas, sociales y otras áreas del conocimiento.
Descargas
Citas
Agostini, R. (2019, abril 30). MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online]. Recuperado de https://bit.ly/3cD663e
Alexander, J. C., Giesen, B., Munch, R., & Smelser, N. J. (1987). The micro-macro link. (J. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser, Orgs.). Berkeley, CA: University of California Press.
Anpof. (2019). Nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da república [...]. Recuperado em 10 junho, 2019, de http://bit.ly/2lA7huI
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BBC. (2020, maio 5). 6 momentos dos ataques de Bolsonaro contra a imprensa – BBC News Brasil. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bbc.in/3h7VE6H
Bolsonaro, J. (2019a, abril 8). Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan sobre os primeiros 100 dias de governo. Recuperado em 24 abril, 2019, de http://bit.ly/2jVuibb
Bolsonaro, J. (2019b, abril 26). Post no Twitter @jairbolsonaro. Twitter. Recuperado de https://bit.ly/3cD4lD3
Carvalho, A. (2000). Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, Cadernos d(14), 143–156.
Clarivate Analytics. (2017). Research in Brazil – A report for Capes by Clarivate Analytics (2011-2016). Recuperado de https://bit.ly/30uocRY
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ([s.d.]). Tabela de Áreas do Conhecimento. Recuperado de https://bit.ly/2YifSlz
Cruz, A. (2020). Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Recuperado em 30 abril, 2020, de https://bit.ly/3cJVG1a
Dijk, T. A. van. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. (Z. Pinto-Coelho, Trad.). Porto: Campo das Letras.
Folha de S. Paulo. (2020, abril 16). Bolsonaro ataca jornalistas uma vez a cada 3 dias, aponta entidade de imprensa – 16/04/2020 – Poder – Folha. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2YdiAsF
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. ([s.d.]). Tabela de Áreas de Conhecimento. Capes. Recuperado de https://bit.ly/3haySuZ
G1. (2019, novembro 22). Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://glo.bo/3gBWSH6
G1. (2020, junho 8). Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19 | Política | G1. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://glo.bo/2XKzAax
Garcia, G., & Gomes, P. H. (2020, maio 19). Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f1nTSL
Grandelle, R., & Kapa, R. (2018, novembro 9). Bolsonaro afirma que tentará “aparar” universidades e critica centros acadêmicos. Recuperado em 4 dezembro, 2018, de https://glo.bo/2RX7Tbe
Ilhéu, T. (2019, abril 29). Por que reduzir investimento na área de Humanas não faz sentido no Brasil. Guia do Estudante. Recuperado de https://bit.ly/3f1rbp4
Japão. (2018). Basic Policy on Promotion of Science, Technology and Innovation for Sustainable Development Goals (STI for SDGs). Recuperado de https://bit.ly/2XHELbs
Lima, D. (2019, maio 1). Ministro também quer cortar bolsa que financia pesquisa com ‘viés ideológico’’’. Folha de S. Paulo – Blog Painel. Recuperado de https://bit.ly/2Utx3Qi
Ministério da Saúde. (2020, abril 2). Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Recuperado em 9 junho, 2020, de https://bit.ly/2YiUcWH
O Globo. (2020, maio 7). Relembre algumas vezes que Bolsonaro ignorou o isolamento social. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f7unj9
Orlandi, E. P. (2015). Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.
Pêcheux, M. (1969). Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.
Pêcheux, M. (1990). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (E. P. Orlandi, Trad.). Campinas: Pontes.
Revista Fórum. (2019, abril 26). “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2XJz0Kl
Rocha, D., & Deusdará, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. Delta [online], 22(1), 29–52.
Sakamoto, L. (2020, fevereiro 7). De “parasita” a “zebra gorda”, servidor público é alvo do governo Bolsonaro. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://bit.ly/3dSfEIo
Wodak, R., & Meyer, M. (2001). Methods of Critical Discourse Analysis. Londres: Sage Publications.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.